Notícias

21 de Agosto de 2009

Presidente da Arpen-AL, Cleomadson de Abreu, fala sobre o case do Estado de Alagoas e sobre sua expectativa em relação ao Conarci 2009

Oficial Substituto do 1º Distrito de Maceió declara que seu objetivo, mais uma vez, é levar uma grande delegação de registradores civis alagoanos no Congresso da Arpen-Brasil

Entre os dias 7 e 9 de outubro, registradores civis de todo o Brasil estarão com os olhos voltados para a cidade de Curitiba, no Paraná, onde ocorrerá o 17º Congresso Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (CONARCI 2009), nomenclatura que a partir desta edição designará os eventos nacionais da Arpen-Brasil, e que neste ano está sendo coordenado pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (IRPEN).

Em seu terceiro mandato consecutivo como presidente da Arpen-AL, Cleomadson de Abreu Figueiredo Barbosa mais uma vez se empenha para levar o maior número possível de registradores civis de Alagoas ao Congresso Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (Conarci 2009). Oficial Substituto no Registro Civil e Notas do 1º Distrito de Maceió, ele tem altas metas para trazer mais benefícios aos cartorários alagoanos.

Perguntas:

1 - Qual a sua expectativa para o 17° Congresso Nacional da Arpen-Brasil? O que achou do tema deste ano O Registro Civil de Olho no Futuro?

Cleomadson de Abreu: Nossa expectativa é a de sempre, de que todos os alagoanos fiquem bem ansiosos para a chegada do nosso Congresso. Acho esse tema ideal por conta das mudanças que temos no dia a dia do nosso serviço. Temos que estar mesmo de olho no futuro e acompanhar as mudanças, senão ficaremos para trás.

2 - Como avalia o atual momento pelo qual o Registro Civil brasileiro está passando? Qual a situação do Registro Civil em seu Estado?

Cleomadson de Abreu: É um momento de muita dificuldade por conta da questão de Concursos em vários Estados, resoluções do Conselho Nacional de Justiça, mas nada que não possamos juntos e unidos melhorar com nossa luta, a fim de trazer mais benefícios para o registrador civil. Aqui em Alagoas a situação não é diferente do resto do País. As dificuldades principais são relacionadas a questões financeiras. Como os serviços que são a essência do nosso trabalho têm muitas gratuidades, temos que encontrar medidas que atendam às necessidades dos cartórios, principalmente os deficitários. Buscamos, dentro do possível, fazer o melhor e dar condição ao associado para ter dias melhores, apesar de todas as dificuldades. Há alguns anos temos o Fundo Especial para o Registro Civil de Alagoas (FERC), que nos ajuda, mas ainda não atende a todas necessidades do Registro Civil, que são grandes.

3 - O Estado de Alagoas apresentará seu case de sucesso no Conarci 2009? Pode adiantar alguma informação para aguçar mais nossa curiosidade?

Cleomadson de Abreu: Sim. Nosso Conselheiro no FERC, o magistrado Orlando Rocha Filho, que é o nosso secretário do Fórum Nacional dos Fundos Estaduais de Registro Civil " Fonaferc, falará sobre como funciona o Fundo de Alagoas. Essas apresentações serão muito importantes porque pegaremos experiências positivas de um e de outro e vamos adequando a cada Estado e sua realidade, e vendo formas de gerir os fundos para compensação da classe.

4 - Quais as suas metas como presidente da Arpen-AL em relação à participação do seu Estado no Congresso?

Cleomadson de Abreu: Minha intenção é a de levar uma grande delegação como sempre levamos, mas veremos se será possível. Tento dar as melhores condições ao associado para participar do Congresso, fazemos o possível e o impossível. Ligo e até vou pessoalmente ao encontro deles para incentivar a participação. Infelizmente neste ano estamos com muita dificuldade, pois cada registrador tinha uma ajuda de custo do Tribunal de Justiça e agora não temos mais. Isso, sem dúvida, está isso nos deixando com grandes dificuldades.

5 - Qual a importância da modernização da atividade para o avanço dela?

Cleomadson de Abreu: Se você está se modernizando você está dando um melhor atendimento, dando maior qualificação. Quem não avançar não terá como manter seu serviço.

6 - Deixe seu convite e comente qual a importância da participação maciça dos registradores civis no evento?

Cleomadson de Abreu: Deixo um convite para todo registrador alagoano, que faça mais uma vez o maior esforço possível e não deixe de ir porque é nesse Congresso que aprendemos mais, que adquirimos conhecimento sobre o que acontece em nosso segmento e tomamos conhecimento da abrangência de tudo o que é preciso para o nosso serviço. Peço que todos os colegas do País façam um esforço e sacrifício porque é lá em Curitiba que discutiremos assuntos relevantes para a classe e pegaremos o caminho para o crescimento.

Clique aqui e faça já a sua inscrição!

Assine nossa newsletter