Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cartório de Santa Cecília

Registro Civil das Pessoas Naturais do 11º Subdistrito da Capital - Santa Cecília

 

  • Oficial: Fernando Navarro
     
  • Oficial Substituto: Therezinha de Souza Vasconcelos Navarro
     
  • Endereço: Avenida Pacaembu, 1207, esquina com Veiga Filho, 900
     
  • Bairro: Santa Cecíla
     
  • CEP: 01232-010
     
  • E-mail: 11regciv@terra.com.br; registrosantacecilia@gmail.com
     
  • Telefone: (0XX11) 3826-8302/3667-2642/3667-3388
  •  
  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.
     
  • Instalação do Cartório: 1899
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Procurações, Autenticações e  Reconhecimento de Firmas
     
  • Links Úteis:
     
  • ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP



     

    Um cartório com muitas histórias
     

    Instituições públicas centenárias costumam reunir em seus arquivos histórias que, reunidas, ajudam a retratar situações e comportamentos de épocas que já não existem. O 11° Subdistrito da Capital, em Santa Cecília, que foi fundado em 1899, não é exceção. "Quando eu cheguei aqui encontrei tantos objetos e documentos que não diziam respeito à atividade do cartório, e que tomavam tanto espaço, que decidi reuni-los e enviar a maior parte deles para o Arquivo do Estado", conta o Oficial Fernando Navarro, responsável pela serventia desde novembro de 1987.

     

    Com cópias de termos de entrega em mãos, ele dá exemplos de lotes de documentos que foram repassados aos cuidados do Arquivo do Estado de São Paulo. "Aqui encontramos processos de habilitação de casamentos, cartilhas de estilo, atas de eleições, livros de audiências e até registros de animais", ressalta o Oficial. "Tinha até um livro de registro de profissões e um livro de justificação, que já não me lembro do que se tratava".

     

    Filho de profissionais que já atuavam na área de registro civil, a carreira de Navarro começou em março de 1966, como auxiliar, na serventia da Barra Funda. Quatro anos depois, passou a trabalhar como escrevente. Quando sua mãe se tornou Oficial do Subdistrito de Santa Cecília, Navarro transferiu-se para lá, tendo exercido os cargos de escrevente, oficial maior e escrivão interino, até assumir o cargo de Oficial.

     

    Tendo como área de abrangência os bairros de Santa Cecília, Higienópolis, Pacaembu, e Campos Elíseos, a unidade de registro civil atende a uma gama variada de pessoas. "Aqui nós recebemos tanto os ricos de Higienópolis como gente mais pobre, de Campos Elíseos", afirma Navarro. "Fazemos certidões de nascimentos do Hospital Samaritano, um dos melhores da cidade, e também da Santa Casa; realizamos casamentos em apartamentos luxuosos nas redondezas e muitos outros aqui mesmo no cartório. Enfim, procuramos cumprir nossa função de atendimento a todos aqueles que nos procuram", diz Navarro.

     

    O 11° Subdistrito está localizado em um casarão antigo, mas bem conservado, na Rua Conselheiro Brotero. Na parte térrea, a serventia conta com uma sala de espera, uma sala exclusiva para o Oficial e abriga os setores de registros de certidões de nascimento, casamento e óbito e de autenticações e reconhecimento de firmas. No andar superior ficam o salão de casamentos e uma sala destinada à informatização dos documentos do cartório. "Aqui, além do acesso à Internet, deixamos sempre um ou dois funcionários exclusivamente dedicados a digitalizar os livros de registros do cartório", ressalta Navarro, reconhecendo a importância da informatização dos serviços.

     
magens do Cartório
 
 
Santa Cecília

População:
71.110 hab
Área: 3,9 km2
Densidade pop: 21.896


História do Bairro
 

Santa Cecília é um distrito da região central da cidade de São Paulo, do qual fazem parte os bairros Várzea da Barra Funda e Campos Elísios, este último o primeiro loteamento de alto padrão da cidade, onde se fixaram vários dos antigos fazendeiros do café. Neste distrito também está a antiga sede do Governo do Estado de São Paulo, hoje situada no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, além da Sala São Paulo, antiga estação de trens que foi reformada para ser a maior sala de concertos da cidade.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.261.478
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP