• TAC7 e Arpen/SP divulgam calendário de cursos ‘Gestão para Cartórios’

    A empresa TAC7 Desenvolvimento Gerencial de Cartórios, em parceria com a Associação de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), divulga o novo calendário de cursos “Gestão para Cartórios”. O treinamento é voltado para titulares, substitutos e gerentes administrativos das serventias extrajudiciais.

    Dividido em quatro palestras, que serão realizadas em dias alternados, o curso visa oferecer conhecimentos em Gestão Financeira, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Gestão de Procedimentos aos responsáveis pelos cartórios extrajudiciais.

    A pesquisadora, consultora e especialista em treinamento gerencial de cartórios da TAC7, Talita Caldas, ressalta a importância da especialização e destaca o monitoramento por indicadores como fator vital para o funcionamento de uma serventia.

    “Tanto a NBR 15.906 quanto o PQTA [Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR] enfatizam que a gestão da serventia deve ser monitorada por meio de indicadores, e a pesquisa que realizei e publiquei no meu livro: “A Importância de Administrar Cartórios com Indicadores” mostra as principais dificuldades da classe em relação ao tema. Por isso, desenvolvemos esses cursos que vão ao encontro das necessidades encontradas na pesquisa”, destaca a especialista.

    Ao longo das aulas, voltadas aos titulares, substitutos e gerentes administrativos das serventias, serão discutidos, além dos conceitos, casos práticos ocorridos no dia a dia dos cartórios.

    Ainda de acordo com Caldas, quando os aprovados em um concurso extremamente concorrido assumem uma serventia, parte deles não tem noção de quanto tempo passarão vendo questões administrativas e acabam deixando a matéria em segundo plano.

    Como política de incentivo para participação no evento, a TAC 7 sorteará entre os participantes uma vaga por dia de treinamento. Os interessados têm até o dia 30 de agosto para se inscrever. 

    Confira mais detalhes do Curso de gestão para cartórios:

    31/08 - Gestão Estratégica

    Saiba como estabelecer o planejamento estratégico do cartório e como tirá-lo do papel. Utilizamos o método do Balanced ScoreCard (BSC) para criar o planejamento, estabelecer metas, indicadores e documentar evidências. Nosso objetivo é transformar o planejamento em uma ferramenta útil para a melhoria contínua da gestão do cartório.

    01/09 - Gestão Financeira

    Saiba como elaborar a Análise Gerencial Financeira e mensurar o impacto no controle financeiro da serventia. Entenda a importância de definir o Planejamento Financeiro do cartório e priorize os investimentos de acordo com os gastos previstos. Elabore o relatório do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) para monitorar os resultados da serventia por indicadores.

    28/09 - Gestão de Pessoas

    Saiba como funciona o ciclo do RH (da contratação até a demissão), o processo de integração e de treinamentos com base na qualidade do trabalho e na avaliação jurídica e comportamental de desempenho. Estimule a formação continuada da equipe, e estabeleça os critérios de promoção para orientar a progressão profissional. Dicas de pesquisa de clima, indicadores e a importância do monitoramento e da comunicação assertiva.

    29/09 - Gestão de Procedimentos

    Os procedimentos determinam o que fazer, como fazer, quais os recursos necessários, qualidade esperada e resultados. A condução ordenada das atividades operacionais da serventia reduz falhas, tempo ocioso, tempo de atendimento, gastos desnecessários, e aumenta a qualidade da execução da tarefa. Saiba por que e como mapear procedimentos internos, e quais são os custos e riscos envolvidos com processos falhos: equipe, clientes e finanças.

    Horário: 9:00 às 18:00 (com 1 hora para almoço), com casos práticos e reais do setor.

    Local: Auditório do térreo do Condomínio San Marino, na Alameda Jaú, 1.754 - Jardins, em São Paulo – SP (entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo), próximo ao metrô Consolação (linha verde).

    Investimento por pessoa: R$894,00 por dia de evento. Pagamento via transferência bancária. Quem fechar os 4 dias tem 10% de desconto.

    Benefícios: Certificado por e-mail; Dois coffee-breaks por dia; Interação com os expositores durante encontro; Materiais específicos sobre os assuntos entregues durante o evento; Participação no grupo TAC7 para manter o networking, tirar eventuais dúvidas e compartilhar conquistas. Todos os palestrantes possuem experiência em gestão de cartórios. Turmas serão pequenas para atendimento exclusivo. Garanta sua vaga!

    Inscrições: Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para  atendimento@tac7.com.br, com o assunto “TREINAMENTO CARTORÁRIO”, com os seguintes dados:
    Nome completo; CPF; Nome completo da serventia; Telefone para contato; Data escolhida.
    Atenção!
    Os dados fornecidos nas inscrições serão utilizados na confecção dos certificados. Por conta disso, é imprescindível o máximo cuidado no seu preenchimento. A inscrição é intransferível. Qualquer mudança deve ser realizada em até 3 dias antes do início do curso. O aluno deve obter um mínimo de 75% de frequência para receber o certificado. É vedada a participação de consultores externos.
    • Nós respeitamos a sua privacidade e o seu direito de escolha, bem como repudiamos veementemente a prática de se enviar E-mails não solicitados ou não desejados.
       
    • Se, numa eventualidade, receber este boletim não é do seu agrado, ou se esta mensagem está sendo entregue em sua caixa postal por engano, por favor queira aceitar nossas desculpas.
       
    • Caso queira CANCELAR o recebimento deste boletim, por favor cancele neste link ou,
      se for um oficial de cartório utilize o Sistema de Comunicações.
       
    • Se este boletim foi encaminhado por um colega ou amigo e o conteúdo lhe é interessante, e caso deseje recebê-lo regularmente, por favor ASSINE clicando neste link.

      Problemas com o Recebimento do Boletim? Fale com nosso Suporte:
    • Tel: (11) 5506-8634 ou suporte@arpensp.org.br
       
    • Produção: Assessoria de Comunicação da Arpen-SP
    • Layout: MisterWhite
    • Desenvolvimento: Webcartórios

    Arpen SP

    Praça João Mendes, 52
    Conjunto 1102 - 11° Andar
    Centro - São Paulo - SP
    CEP: 01501-000
    Fone: (11) 3293-1535
    Fax: (11) 3293-1539
    redacao@arpensp.org.br