Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca
História da Sede Regional
Em meados do século XIX, colonizadores paulistas e mineiros passaram a explorar a região situada entre a Serra de Botucatu, o Rio Tietê, o Rio Paranapanemae Rio Paraná, até então habitado por grupos indígenas.


Em 1856, Felícissimo Antônio Pereira, provindo de Minas Gerais, adquire terras e estabelece próximo ao atual centro de Bauru a Fazenda das Flores. Anos depois, em 1884, essa fazenda (também chamada de Campos Novos de Bauru) teria parte de sua área desmembrada para a formação do arraial de São Sebastião do Bauru.

Em 1888, aregião está em pleno progresso e torna-se um distrito de Pederneiras. Apenas em 1896 acontece a emancipação da cidade. Neste período, Bauru vivia praticamente da lavoura de café, mesmo suas terras sendo menos produtivas que as de outras regiões do Estado.

Já no século XX, trannsforma-se em um dos principais pólos econômicos do Oeste Paulista. Imigrantes de vários países instalam-se na cidade, que hoje é considerada uma das regiões mais cosmopolitas do interior paulista.

Recentemente, a decadência de sua malha ferroviária aliada à ascendência de outras cidades como Marília, Presidente Prudente e Araçatuba, desacelerou o processo de crescimento da região, que ainda assim é sustentado pelo forte setor de serviços, a presença de importantes universidades e o fato de a cidade ser um grande entroncamento rodo-ferroviário.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.857.299
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP