Notícias

21 de Julho de 2010

Regional de Presidente Prudente recebe curso de Grafotécnica e Documentoscopia

Evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas de diversos cartórios da Regional.

Presidente Prudente (SP) - A Regional de Presidente Prudente recebeu neste sábado (17.07), o Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, ministrada pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos, e que contou com a presença de cerca de 40 pessoas. Com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se agentes de suas respectivas Instalações Técnicas (IT"s), juntamente com o curso de Formação de Agente de Registro, o curso pretende ainda capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos.

O palestrante iniciou sua apresentação ressaltando a compreensão que tem em relação à dificuldade dos serventuários em reconhecer documentos, isto pela rapidez com que devem atender os clientes no balcão. Passos explicou que os documentos de identidade não têm todos os padrões nacionais, apenas a Carteira Nacional de Habilitação.

Costa Passos mais uma vez enfatizou que os serventuários são responsáveis pelas falsificações grosseiras e que a mais comum é a falsidade ideológica, ou seja, aquela feita por meio da carteira de identidade. Apresentou ainda as diversas informações sobre a estrutura dos documentos e formas de falsificação. Com isso mostrava a todos como identificar algo que se mostra normal, destacando linhas, impressões e os brasões de cada Estado.

O palestrante falou ainda sobre a análise dos fabricantes do papel que compõe o documento, pois papéis distintos em cada lado não são sinônimos de fraude. Após listar estas estruturas, Passos falou a todos que analisassem sempre as fotos, que podem apresentar resquícios de corte ou cola e a impressão digital, explicando as diferenças entre a tinta correta e a tinta de carimbo, muito utilizada pelos falsários.

"Foi muito importante para o aperfeiçoamento da equipe. O curso trouxe a nós as variantes mais atuais das falsificações, com recursos eletrônicos e métodos modernos aplicados aos novos documentos. Nossa segurança hoje é muito maior, estamos muito felizes com a iniciativa", afirmou Rivânia Bortolan Cancian, Oficiala do cartório de Registro Civil de Ribeirão dos Índios.

Após uma pausa para o coffee-break, o palestrante passou a falar sobre a análise da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seus dispositivos de segurança, tanto as novas quanto as antigas. Passos lembrou que muitos preferem falsear a CNH por conter três identificações em um só documento e detalhou como os falsários podem "imitar" o auto-relevo ou até mesmo reutilizá-los, apenas aproveitando a parte central.

"O curso é excelente, traz conhecimentos que nós não temos acesso. Trará ao cartório mais cautela, para que os atos sejam mais seguros", comentou Edney Alessandro Portaluppi, Oficial de Registro Civil de Anhumas.

Depois de uma nova pausa de 15 minutos, Luiz Gabriel deu início à parte de Grafotécnica, descrevendo os modos de análise, forma, dinâmica, qualidades gerais e movimento. Foram apresentados casos de fraude em assinaturas e como identificá-los por meio dos quatro indícios. Os participantes receberam ainda dicas de como realizar a análise sem constranger quem estiver no balcão, aprenderam também como orientar o próprio cliente a abrir uma firma que não facilite a falsificação.

Participaram do curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Presidente Prudente, os cartórios de Registro Civil de Anhumas, Caiuá, Clementina, Coroados, Coronel Goulart, Eneida, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Maracaí, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Onda Verde, Osvaldo Cruz, Piacatu, Piquerobi, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Santo Anastácio, São João do Pau D' Alho, Tupi Paulista, Pirapozinho e Presidente Prudente.

Assine nossa newsletter