Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas mobiliza cartórios da Baixada Santista
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas em Santos

Organizado pela diretoria regional da Baixada Santista curso atrai grande número de Oficiais de Registro Civil da regional e lota auditório do Parque Balneário Hotel

Com imenso sucesso e contando com a participação de mais de 130 pessoas, entre Oficiais, escreventes e auxiliares, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último sábado (15.10), na cidade de Santos, mais um curso de "Autenticação e Reconhecimento de Firmas", dando seqüência ao seu objetivo de levar a todas as regiões do Estado esta importante palestra, essencial para o aprimoramento dos serviços de notários e registradores do Estado de São Paulo.

A exemplo do que já havia ocorrido em cursos anteriores, quando a Arpen-SP, o curso ministrado em Santos contou com grande presença de Oficiais de Registro Civil da região, que prestigiaram mais este evento em sua regional. "O curso foi muito bom, contou com grande participação das pessoas que vieram e provocou todos a debaterem os serviços de autenticação e reconhecimento de firmas que praticam dentro de seu cartório", elogiou o vice-presidente Nélson Hidalgo Molero, organizador do evento e que esteve representando o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima.

Encarregado de ministrar as aulas em quatro regiões diferentes do Estado de São Paulo, o escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital, Antônio Cé Neto, elogiou o interesse da platéia e a participação no curso. "Ficou claro que esta é uma região muito sedenta de conhecimento, de informação. Fiquei impressionado com a participação de todos e creio que por eles o curso se estenderia até mais tarde, mas como muitos ainda teriam que viajar de volta às suas cidades não pudemos nos exceder demais no horário".

Organizado pelo diretor regional de Santos, Nélson Hidalgo Molero, o evento contou com a presença de diretores da Arpen-SP, como o Oficial do 2° Subdistrito de Santos, José Júlio Pereira, e do Oficial de Bertioga, Manoel Chacon, Rodrigo Valverde Dinamarco, Oficial de Registro Civil do 10º Subdistrito da Capital - Belenzinho, além do Oficial do cartório de Praia Grande, David Shoji, Maresias, José Adalberto Pereira, entre outros registradores e tabeliães.

O curso - Bacharel em Direito e escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital e também coordenador de atendimento ao cliente e representante da direção do tabelionato no processo de qualidade - ISO - 9001-2000, Antônio Ce Neto iniciou sua apresentação ressaltando a importância do funcionário "vestir a camisa" do cartório em que trabalha. "Temos que valorizar nosso serviço", foi uma das frases mais repetidas pelo palestrante.

Cé iniciou a parte teórica de sua apresentação falando sobre as normas de serviço, a importância da atualização diária das equipes que trabalham em cartórios e sobre a padronização na interpretação das normas e na prática diária dos atos. O tema Autenticação foi detalhado ao extremo, com definições a respeito dos tipos de documentos que podem ser autenticados, os tipos de autenticação, passando pelo próprio procedimento de como se autenticar e dos cuidados que devem ser tomados na prática do ato.

Falando sobre o tema abertura de Firmas, o palestrante foi enfático a respeito dos cuidados nas abertura de firmas, os documentos hábeis - Carteiras funcionais, carteiras de Conselhos Profissionais, Carteiras de identidade do Mercosul, Carteira de Estrangeiros, CNH, Passaportes e RG - e a grande importância do cartão de assinaturas. Durante toda a exposição o palestrante permitiu que os presentes o questionassem a qualquer momento. " muito importante que a pessoa que venha freqüentar o curso esteja pronta para perguntar, para participar mesmo, por que na verdade isso é o que mais fazemos durante a palestra, trocar experiências, debater idéias e esclarecer dúvidas", ressaltou o palestrante.

A definição do Reconhecimento de Firma, seus tipos, o termo de comparecimento e a observância das normas no exame dos documentos apresentados, bem como a conferência das assinaturas em seus aspectos práticos foram os temas abordados logo após o breve intervalo realizado durante o curso.

Já em sua última parte, o palestrante acabou por abordar o tema do selo de autenticidade, sua importância na eficiência do ato e até a maneira como devem ser colocados nos documentos. Finalizando o curso, Antônio Cé não deixou de abordar o tema ainda polêmico e que vem sendo discutido por comissões já constituídas por notários e registradores: a autenticação digital. O palestrante abordou tópicos como a competência para a prática do ato, os conceitos de chave pública e privada e como poderá ser feita a autenticação e o reconhecimento de firma no mundo digital.


Deixe seu comentário
 
 
171988

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.741.497
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP