Notícias

15 de Maio de 2006

Após visitas aos cartórios, Arpen-SP realiza Encontro Regional em Araçatuba

Associação esteve visitando os 42 cartórios de Registro Civil da regional e no último sábado realizou reunião com os Oficiais para discutir visitas e iniciativas da Arpen-SP

Contando com a presença de 43 pessoas, sendo 30 Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais, a Arpen-SP realizou no último sábado (13.05), sua primeira reunião regional, envolvendo todos os 42 cartórios de Registro Civil da Regional de Araçatuba. A presença de mais de 70% dos responsáveis pelas delegações da região reforçou ainda mais o prestígio e união da classe em torno de sua Associação. O encontro ocorreu logo após a Arpen-SP ter visitado, um a um, todos os cartórios da regional.

Presidido pelo presidente da Associação, Antônio Guedes Netto, a reunião regional de Araçatuba, marcou uma nova iniciativa da Arpen-SP que, após realizar as visitas regionais, promoverá sempre um encontro com os oficiais da região, para discutir os principais assuntos envolvendo a categoria e ouvir os responsáveis pelos cartórios da regional, a fim de buscar soluções aos problemas enfrentados nas respectivas regiões.

Idealizador da nova iniciativa, o presidente da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto, considerou proveitoso o encontro em Araçatuba. "Quando assumi a Arpen-SP trouxe este compromisso de ir às regionais após as visitas para discutir os problemas com o pessoal da região. A presença de muitos Oficiais neste primeiro encontro foi bastante importante e mostrou a necessidade de se realizar este tipo de iniciativa", afirmou.

O encontro regional também foi bastante elogiado pela diretora regional de Araçatuba, Sílvia Guarinon Corrêa Lodi. "Estamos em uma região muito distante - Araçatuba está há 550 km de São Paulo - e as visitas e estes encontro regional foram muito importantes para valorizar e estimular o pessoal aqui da região que se sentiu prestigiado", concluiu a diretora.

A mesma opinião foi compartilhada por Oficiais que estiveram no encontro, entre eles, Marcos Leovegildo Alves, que responde pelos cartórios dos municípios de Susanápolis e Sud Mennucci. "A Arpen-SP está de parabéns por mais esta iniciativa. É um trabalho muito importante que está sendo realizado pela Associação", afirmou. "A Arpen-SP é uma associação que está muito à frente de outras de nossa categoria e a presença de muita gente aqui mostra o prestígio desta Associação", afirmou Gentil Storti Filho, que responde pelo cartório do município de Nova Independência.

Durante o encontro regional em Araçatuba foram discutidos diversos assuntos que interessam diretamente ao registrador civil, como o andamento do atual concurso, projetos de leis envolvendo a categoria e novidades e iniciativas que estão sendo e virão a ser promovidas pela Arpen-SP. Na reunião, Oficiais puderam esclarecer diversas dúvidas sobre os procedimentos diários das serventias e expor situações particulares da região que causam preocupações, entre elas as envolvendo o casamento religioso com efeito civil.

Participaram do Encontro Regional de Araçatuba os cartórios de Alto Alegre (administrado por Cleonice Pestilla), Andradina (administrado por Maria Aparecida Antonini Shinkado), Araçatuba (administrado por Sílvia Guarinon Corrêa Lodi), Auriflama e Guzolândia (administrados por Jorge Luiz Tieni), Avanhandava (administrado por Marília Carvalho de Negreiros), Bilac e Gabriel Monteiro (administrados por Donizette Aparecida Fanhani), Birigui (administrado por Antônio Osvaldo Teixeira Cruz), Braúna (administrado por Valnice Daneluci Finassi), Brejo Alegre (administrado por Zadi Neves Baleeiro da Silva), Gastão Vidigal (administrado por Éder Ângelo Sabadini), General Salgado (administrado por Ruteli Esméria de Castro Cardoso), Glicério (administrado por Paulo Henrique Chacon), Guaraçaí (administrado por Gilberto Aparecido Canella), Lavínia e Mirandópolis (administrados por José Carlos Codonho), Luiziânia (administrado por Roberto Vandeir Morelli), Murutinga do Sul (administrado por Maria Stela Gareti Guimarães), Nova Castilho (administrado por Sônia Maria Feitosa Sobreira Romano), Nova Independência (administrado por Gentil Storti Filho), Penápolis (administrado por Daltro de Calasans), Piacatu (administrado por Bruno Thiago Battagello), Rubiácea (administrado por Altair Almeida Correia), Santo Antônio do Aracanguá (administrado por José Aparecido da Costa), São João de Iracema (administrado por Cacilda Franco Ribeiro Rodrigues), Sud Mennucci e Susanápolis (administrados por Marcos Leovegildo Alves) e Turiúba (administrado por Gilbert Ferreira Caires).

O encontro regional discutiu ainda os problemas levantados durante as visitas realizadas pela equipe da Associação, incentivando cartórios a melhorarem suas instalações e a cumprirem determinações normatizadas pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo. "Muitos cartórios aqui recebem verbas de suplementação e se faz necessário que mantenham os cartórios abertos para atender ao público de seus respectivos municípios. É algo que a Arpen-SP sempre buscou e vai continuar exigindo de seus associados", afirmou o presidente Antônio Guedes Netto.

Ao final do encontro regional de Araçatuba, a Arpen-SP homenageou a diretora regional, Sílvia Guarinon Corrêa Lodi e Florentino Lodi pelo trabalho realizado à frente da regional e por ter realizado as visitas aos cartórios de sua região, com a entrega de uma medalha da Associação, além de um belo vaso de flores. A entrega das homenagens foram feitas respectivamente por Cacilda Franco Ribeiro Rodrigues, que responde pelo cartório de São João de Iracema, e Antônio Osvaldo Teixeira Cruz, que responde pelo cartório do município de Birigui.

A Arpen-SP lamenta a ausência na importante reunião regional de Araçatuba dos cartórios de Registro Civil dos municípios de Bento de Abreu e Valparaíso (administrados por José Donizette Rodrigues Kosaki), Barbosa (administrado por Carlos Augusto Oliva Marques Peters), Buritama (administrado por Luciane Feroldi Ferreira), Castilho (administrado por Antônio José Robert Leme Cardoso), Clementina (administrado por José Carlos Domingues Júnior), Coroados (administrado por Osvaldo José Caretta), Guararapes (administrado por Marcelo Carvalho Ribeiro), Ilha Solteira (administrado por Carlos Renato Soares), Itapura (administrado por Márcia Peres Moraes), Nova Luzitânia (administrado por Andréia Sabino Pereira Cunha), Santópolis do Aguapeí (administrado por Ana Cristina Bezerra) e Pereira Barretos (administrado por Márcio Lopes dos Santos), esperando que possa contar com estes cartórios em suas próximas reuniões.

Assine nossa newsletter