Notícias

22 de Julho de 2008

Regional de Presidente Prudente recebe a 13° edição do curso de Grafotécnica Digital

Curso levou cerca de 60 pessoas ao auditório do Aruá Hotel e capacitou funcionários a realizarem o curso de agentes de registro.

Cumprindo seu cronograma de capacitação de funcionários de cartórios para tornarem-se aptos a realizar o curso de agentes de registro, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (19.07), no Aruá Hotel, na cidade de Presidente Prudente, a 13ª edição do curso de Grafotécnica Digital, capacitando os funcionários de cartórios na prestação de um serviço cada mais ágil e seguro à população.

O evento foi promovido e organizado pelo diretor regional de Presidente Prudente, Plínio Alessi, também Oficial do cartório de Registro Civil da cidade. "É imprescindível um curso como este, haja vista a preocupação que temos todos os dias com a criminalidade. Além do fato de que sempre precisamos nos atualizar, renovar os nossos conhecimentos. E esse curso traz uma clareza tamanha que fica fácil identificar se alguém está querendo nos enganar.", afirmou o diretor.

Ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos, o curso foi elaborado com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, escreventes e auxiliares para tornarem-se aptos a realizarem posteriormente o curso de formação de "agentes de registro", bem como capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos. "Eu preparei o curso pensando no dia-a-dia das serventias, de maneira a torná-lo mais usual, ou seja, o mais próximo possível da realidade dos cartórios. Mas não significa que ele não seja teórico. Eu digo sempre durante os cursos que ele não é para peritos, e sim para uma verificação rápida, por isso ele tem que ser prático", revelou o palestrante.

"Um curso como este é muito importante porque, além de transmitir muito mais segurança para a prática do dia-a-dia no balcão do cartório, ele é bastante completo. Principalmente porque, do jeito que está hoje, com todo mundo falsificando tudo. Sem contar que o professor foca detalhes que às vezes passam despercebidos e que contribuirão muito para identificarmos possíveis fraudes", afirmou Cláudia Silveira Rafael, Oficiala responsável pelo cartório de Registro Civil e Notas de Emilianópolis, que fez o curso pela segunda vez.

A mesma opinião foi compartilhada pela Oficiala de Registro Civil e Notas de Santo Expedito, Josiane Rodrigues de Oliveira Rezende, que já havia feito o curso de grafotécnica. "Sem dúvida o curso é bastante completo e detalhista. No dia-a-dia a gente deixa passar muitas coisas que vemos aqui, no curso, e que são muito importantes. O professor tem uma ótima didática e facilita muito o aprendizado. Do jeito que ele explica fica fácil de entender e aprender", destacou.

Na primeira parte do curso, as 56 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou também as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto", disse Passos.

Já a segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes.

O Oficial do cartório de Registro Civil de Garça, Telêmaco Luiz Fernandes, que participou pela primeira vez de um curso de Grafotécnica, aproveitou para tirar dúvidas. "Vai mudar bastante a rotina da serventia. Abriu bem a cabeça da gente pra ver como funcionam as documentações. Acredito que consegui alcançar o meu objetivo, já que prezamos pela segurança do cartório. E o professor é sensacional. Eu também fui professor e sei o que digo. O Dr. Luiz possui uma didática espontânea, que prende a nossa atenção", contou Fernandes.

Para Gustavo Techi Ferracioli, auxiliar do Tabelião de Notas e Protestos do 4º Subdistrito de Presidente Prudente, o curso foi muito importante não só para dar segurança ao trabalho do dia-a-dia, mas, também, para aprimorar seus conhecimentos. "O curso foi excelente. Pude esclarecer dúvidas e aprender muitas técnicas, já que meu objetivo é me aperfeiçoar e, quem sabe, um dia me tornar escrevente. O professor explica muito bem. Surpreende a todos por gravar os nomes de todos, o que deixa a pessoas mais atenta para o curso", falou Ferracioli.

O professor finalizou o curso agradecendo a participação de todos. "É muito gratificante saber que as pessoas estão gostando do curso. É mais ainda quando tomo o conhecimento de que muitos oficiais fizeram o curso mais de uma vez. É um prazer indescritível porque eu preparo cuidadosamente o curso e com muita atenção. Eu me sinto como se estivesse dando de beber a quem tem sede. Agradeço a Arpen-SP pela experiência", finalizou Passos.

Participaram desta 13ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Alfredo Marcondes, Anhumas, Dracena, Emilianópolis - 1º Registro Civil e Notas, Estrela do Norte - 1º Registro Civil e Notas, Garça, Junqueirópolis, Lupércio - 1º Registro Civil e Notas, Narandina - 1º Registro Civil e Notas, Nova Guataporanga, Pacaembu, Panorama, Piquerobi - 1º Registro Civil e Notas, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Prudente - 1º Tabelião de Notas e Protesto, Presidente Prudente - 3º Tabelião de Notas e Protesto, Presidente Prudente - 4º Tabelião de Notas e Protesto, Presidente Venceslau, Presidente Venceslau - 1º Tabelião de Notas e Protesto, Sandovalina - 1º Registro Civil e Notas, Santo Anastácio, Santo Expedito - 1º Registro Civil e Notas, Tarabai - 1º Registro Civil e Notas, Regente Feijó.

Assine nossa newsletter