Notícias

09 de Abril de 2009

Curso de Formação de Agentes de Registro em Ribeirão Preto reúne 60 pessoas

Associação promoveu, nos dias 4 e 5 de abril, aula de capacitação para cartórios das regionais de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca.

Ribeirão Preto: O Curso Regional de Formação de Agentes de Registro, que congregou os cartórios das regionais de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca, em uma iniciativa inédita de levar ao interior do Estado a capacitação de funcionários para a emissão de certificados digitais à população, conforme prevê o item 3.2.1.3 da Resolução 47 da ICP-Brasil, que regulamenta o funcionamento de Instalações Técnicas, que por sua vez deverão estar vinculadas à AR-Arpen-SP, e que aconteceu nos dias 04 e 05 de abril, no Hotel JP Ribeirão Preto, na cidade de Ribeirão Preto, foi promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Presente no evento, onde também realizou o curso, o presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, em seu discurso de abertura, agradeceu a presença de todos, convidando-os a seguirem de mãos dadas a Arpen-SP rumo ao progresso e à modernização, principalmente com a chegada da Certificação Digital.

Eduardo Aguiar, professor do curso, em dois dias de aula, apresentou aos presentes o certificado digital, explicando o que é, para quê serve e suas aplicabilidades. O curso abrangeu ainda a parte técnica da instalação de uma Autoridade Certificadora e de uma Instalação Técnica, os procedimentos adequados para solicitar um certificado digital e como assinar um documento eletrônico e um e-mail digitalmente.

"O curso é muito bom e a intenção é a mais importante. O professor também é muito bom. Soube explicar bem, do começo ao fim", afirmou Alexandre Mauro Guimaro, auxiliar do cartório de Registro Civil de Holambra. "O curso, na verdade, foi excelente, assim como a essência da iniciativa, que deve continuar até atingir todos", completou a Oficiala do cartório do 2º Subdistrito de Franca, Maria Salete Gomes Teixeira.

Também compartilharam a mesma opinião os funcionários do cartório do 1º Subdistrito de Franca, a auxiliar Renata Aparecida Neves e os escreventes Sebastião Luiz Pereira Junior e Fernando Alves Rossato. "O curso foi ótimo. Muito bacana a ideia de levar a todos o certificado digital, embora a carga horária do curso seja um pouco cansativa", confessou Renata. "A Arpen-SP está de parabéns pela iniciativa, por oferecer essa oportunidade para os cartórios do interior. Agradecer ao presidente e a diretoria da Arpen-SP pela administração dinâmica e empenhada a levar a modernização ao estado como um todo", disse Rosa Lucia Bernadete Cellim da Silva, Oficiala do cartório de Registro Civil de Pirassununga.

A iniciativa torna-se ainda mais relevante em razão da iminente utilização de certificados digitais para o acesso a Intranet da Arpen-SP, bem como ao Portal Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Além disso, a Arpen-SP sorteou três certificados digitais entre os presentes, que por sua vez já terá acesso gratuito para a utilização do assinador Bry Signer configurado para acessar o carimbo do tempo da ACBR. Ganharam os certificados Daniel Corrêa Destro, cartório do 2º Subdistrito de São Carlos, Lucas Nobrega de Sá, cartório do 1º Subdistrito de São Carlos, e Anezio Bruno da Silva Sobrinho, cartório do 3º Subdistrito de Ribeirão Preto.

Estiveram presentes no curso os diretores regionais de Ribeirão Preto, Antonio Rodini Luiz, representado por seu substituto Fernando Rodini, e de Franca, Wilian Furlani. "É muito importante este curso, principalmente pela dificuldade que os cartórios do interior têm para ir até a Capital. Vale ressaltar mais uma vez que o certificado digital é uma necessidade para quem quer atuar nessa nova frente, nessa nova visão do Registro Civil", afirmou Fernando Rodini. "A Arpen-SP está de parabéns pela iniciativa. A Arpen-SP, o Registro Civil está a frente de todos, levando a modernização", completou Wilian Furlani.

O curso, com auditório lotado, contou com mais de 60 pessoas, e reuniu os cartórios de São Carlos - 1º e 2º RCPN, Barretos - 2º RCPN, Ribeirão Preto - 1º, 2º e 3º RCPN, Guatapará - RCPN, Araraquara - 1º RCPN, Franca - 1º e 2º RCPN e 1º Tabelionato de Notas, Itirapuã - RCPN, Guará - RCPN, Batatais - RCPN, Pirassununga - RCPN, Viradouro - RCPN, Holambra - RCPN, Pedregulho - RCPN, Sertãozinho - RCPN, Porto Ferreira - RCPN, Jaboticabal - RCPN.

Assine nossa newsletter