Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso em São José dos Campos é sucesso de público e organização
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Documentoscopia em São José dos Campos

A Arpen-SP, através da regional do Vale do Paraíba, coordenada pelo Oficial do 1º Subdistrito de São José dos Campos, Gilberto Motta Simões, realizou no último sábado (24.04.2004) o segundo Curso de Documentoscopia deste mês de abril. Ministrado pelas peritas do Instituto de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt Costa e Salete M. Saldon, o evento, exemplarmente organizado, contou com grande presença de funcionários de cartórios de Registro Civil e Tabelionatos de Notas da região.

Apesar de ser o primeiro evento realizado pela diretoria regional do Vale do Paraíba, o curso de Documentoscopia impressionou pela organização. "Este curso aqui em São José dos Campos foi um modelo de organização e dedicação da diretoria regional. Não houve qualquer tipo de problema e tenho certeza que todos os que participaram saíram daqui bastante recompensados", disse o presidente da Arpen-SP, Nélson Hidalgo Molero, mais uma vez presente a uma evento da Associação.

Contando com o apoio de suas funcionárias - todas uniformizadas -, Thatiane, Alessandra, Rosana e Anaí, o Oficial Gilberto Motta Simões providenciou crachás de identificação a todos os 96 participantes, certificados de conclusão de curso e um excelente ambiente para a realização do evento, o que acabou por incentivar ainda mais o interesse dos participantes pelo curso. "Já estava na hora de promovermos um curso aqui na nossa região. Prova disso foi a alta procura pelas vagas. Infelizmente não pudemos atender a todos, já que havia um limite estabelecido, que mesmo assim acabou ultrapassado", reconheceu o diretor regional, Gilberto Motta Simões, que tem interesse em promover novos cursos em sua regional. "Vamos estudar junto à diretoria da Arpen-SP a possibilidade de promover novos cursos na região, já que temos uma demanda bastante grande".

Segundo Simões, o curso de Documentoscopia em sua regional já se fazia necessário. "A região de São José dos Campos é bastante desenvolvida, existem muitas empresas e quando isso acontece aumentam as preocupações com segurança para evitar falsificações. Acho que por este motivo o curso foi bastante proveitoso para os cartórios participantes", afirmou.

Além do presidente da Arpen-SP, compareceram ao curso de São José dos Campos o diretor de informática da Associação, Lázaro da Silva, que levou um estudo sobre as serventias da região que estão conectadas ao sistema de Intranet e respondendo às solicitações da página www.registrocivil.org.br, e José Júlio Pereira, ORCPN do 2º Subdistrito de Santos e membro do Conselho Deliberativo da Associação.

O curso de São José dos Campos foi o quinto realizado na gestão do atual presidente da Associação, Nélson Hidalgo Molero, que agora irá promover novo evento na cidade de Registro, com intenção de atender a toda regional do Vale do Ribeira.

A técnica da documentoscopia é basicamente dividida em dos aspectos, a escrita manual -caracterizada pela individualidade gráfica, resultante de estímulos cerebrais e, portanto, peculiar a cada punho - e a escrita mecânica, produzida por meios como textos datilografados, impressões eletrônicas, fac-similiares de carimbo e autenticações mecânicas.

O curso realizado em São José dos Campos seguiu o mesmo padrão das aulas ministradas em Bauru e Santos, que apresentaram algumas novidades em relação aos eventos anteriores. Preocupadas em aprimorar a parte prática da aula, as peritas acrescentaram ao material exibido diversas imagens de documentos já verificados no Instituto de Criminalística e solicitaram aos presentes que identificassem se tratavam-se de documentos falsos ou não, utilizando o vocabulário específico da documentoscopia.

Segundo Maria Leonor, a introdução deste novo material tornou a aula mais dinâmica. "A aula ficou um pouco mais dinâmica e também mais participativa. Esta novidade em relação aos cursos anteriores fez com que eles exercitassem mais a vista", explicou. "Acho que ficou um pouco mais nítido para quem faz o curso identificar o que foi apresentado na parte teórica", completou Salete Saldon.

Os participantes do evento ainda tiveram acesso às últimas iniciativas da Arpen-SP, como o provimento que obriga os cartórios a aderirem ao sistema de Intranet, além da programação da abertura de concursos.


Deixe seu comentário
 
 
916931

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.840.019
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP