Notícias

10 de Novembro de 2003

Clipping - Valor Econômico - Cartórios de registro civil atendem pela rede

As certidões de registro civil poderão ser solicitadas também pela internet e recebidas em casa pelo correio. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP) lança hoje o site da entidade (www.registrocivil.org.br) que permitirá a qualquer pessoa solicita 11 tipos de certidões do Estado de São Paulo - como as de nascimento, casamento e óbito - pela rede.

Pelo valor fixo de R$ 20,84, que engloba o custo de da carta registrada com aviso de rebebimento, certidão e despesas bancárias, o interessado receberá a certidão do cartório paulista em qualquer localidade do país. O membro do Conselho de Informática da entidade, Reinaldo Velloso dos Santos, afirma que dos 841 cartórios de registro civil do Estado, 591 estão aptos a receber os pedidos.

Por enquanto, o serviço está restrito aos cartórios do Estado, mas a intenção da entidade é ampliá-lo para o resto do país. Para fazer o pedido, o usuário deve informar o nome do cartório e o município, dentre outros dados. O site ainda não oferece um serviço de busca, o que deverá ser implementado em breve. O pagamento será feito por boleto bancário e o prazo de entrega médio no Estado de São Paulo corresponderá a dois ou três dias.

De acordo com Santos, um dos diferenciais do site da Arpen_SP para o cartório 24 horas, da Associação dos Nota´rios e Registradores (Anoreg) é a forma de entrega das certidões. Pelo cartório 24 horas a entrega é feita por Sedex e não por carta registrada. Santos afirma que o Sedex é mais caro que a carta registrada e o valor dele varia conforme a distância. "Os sites são complementares, um serviço não exclui o outro", ressalta. E, segundo ele, há associados da Arpen que participam dos dois sites.

Fonte: Jornal Valor Econômico
Data: 12/11/2003

Assine nossa newsletter