Notícias

27 de Março de 2015

Corregedoria da Justiça Paulista participa do 68º ENCOGE

O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel, participa do 68º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que acontece até amanhã (27) em Teresina (PI). O evento começou ontem com o tema “Gestão da Informação: garantia de celeridade e efetividade” e foi organizado pelo Colégio de Corregedores, Corregedoria e Tribunal de Justiça do Piauí.

São Paulo apresentou o projeto “Audiência de Custódia” na manhã de hoje. O corregedor Hamilton Elliot Akel falou sobre o êxito da experiência paulista: “Em São Paulo temos tido bons resultados. Apenas no primeiro mês de realização dessas audiências, de 500 presos em flagrante ouvidos, cerca de 200 não tiveram sua prisão mantida”, ressaltou Akel. Durante o dia, o corregedor concedeu entrevistas a vários órgãos de imprensa locais, explicando o funcionamento do projeto-piloto.

O Estado do Maranhão também já implantou audiências de custódia. Segundo a corregedora-geral de Justiça maranhense, desembargadora Nelma Sarney, também presidente do Colégio Permanente de Corregedores, as audiências de custódia são um passo importante no processo de melhoria do sistema prisional brasileiro.

Durante o evento, ainda serão debatidos o novo Código de Processo Civil sob a ótica da efetividade, sistema integrado de correição e gestão de serventias extrajudiciais, bem como assuntos relacionados a cartórios. Adoção internacional e projetos sociais no âmbito do Judiciário também estão na pauta do evento.
 
        * com informações do Encoge

Assine nossa newsletter