Notícias

20 de Maio de 2015

Clipping - G1: Site ajuda a identificar pessoas enterradas como desconhecidas

Os cartórios de registro civil do estado de São Paulo lançam nesta quarta-feira (20) um site que permite pesquisar e identificar pessoas que foram enterradas como desconhecidas. Para consultar é preciso acessar o site www.registrocivil.org.br.

Essa é a primeira plataforma on-line para localizar atestados de óbitos de pessoas não identificadas. A consulta é gratuita e estará presente em nove estados brasileiros. Até o mês de setembro todos os cartórios do Brasil devem estar interligados.

A "Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas" foi criada após uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A base de dados tem o registro de 53 mil óbitos de desconhecidos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco .

No site, a busca é feita informando dados como o estado de origem, a cidade, o sexo, a cor da pele, sinais aparentes como tatuagens e idade do desaparecido.

Para cada resultado da pesquisa é possível pedir no cartório ou no próprio site uma certidão de óbito. Essa certidão traz dados que constam no boletim de ocorrência feito pela polícia e podem ser importantes para a família do desaparecido.

Para o vice-presidente da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), Luis Carlos Vendramin Júnior, o serviço é de extrema relevância. "Trata-se de uma prestação de serviço vital para a sociedade brasileira para auxiliar famílias que há anos enfrentam o desafio de ter perdido entes queridos sem qualquer tipo de informação, assim como a diversos órgãos públicos", disse.

Assine nossa newsletter