Notícias

21 de Maio de 2015

Diário de S.Paulo: Site permite consultar óbitos de desaparecidos

Familiares de pessoas desaparecidas poderão ter acesso a atestados de óbitos através de plataforma online. A “Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas” será lançada nesta terça-feira (20), pelos cartórios de registro civil do estado de São Paulo. O site foi criado após resolução do Conselho Nacional de Justiça.

A base de dados da plataforma tem registro de 35 mil óbitos de desconhecidos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco. A ideia é que até o mês de setembro, todos os cartórios do Brasil estejam interligados.

A consulta é gratuita e pode ser feita através do site do Registro Civil.  Para fazer a busca, basta inserir informações como o estado de origem, cidade, sexo, cor da pele, sinais aparentes como tatuagens e idade do desaparecido.

Após a pesquisa, é possível pedir uma certidão de óbito no próprio site ou no cartório. A certidão traz dados que foram registrados pela polícia no boletim de ocorrência.

Assine nossa newsletter