Notícias

02 de Julho de 2015

Arpen-SP comunica o falecimento de seu eterno presidente Antônio Guedes Netto

É com imenso pesar que a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) comunica o falecimento de seu fundador, eterno presidente e oficial do 26º Subdistrito de Vila Prudente Antônio Guedes Netto, ocorrido nesta quinta-feira (02.07), na cidade de Valinhos (SP).

O velório está sendo realizado no Cemitério Parque Flamboyant (Alameda dos Flamboyants, 1101, Chácara Alto Nova Campinas - Campinas), na sala A, na cidade de Campinas. O enterro será no mesmo local, nesta sexta-feira (03.07), às 16h30.

Em breve disponibilizaremos mais informações.


Uma história que se confunde com o Registro Civil
Oficial do Cartório da Vila Prudente, eterno presidente da Arpen-SP e um batalhador pela categoria. A história de um lutador.

Guedes começou sua carreira como escrevente no 2º Subdistrito de Campinas. Organizava reuniões de Oficiais para definir regimento de custas e não demorou muito a implementar viagens à Brasília-DF para defender os interesses da categoria.

Foi questão de tempo até ascender a uma titularidade e passar, agora oficialmente, a responder por sua categoria. A primeira passagem de Antônio Guedes Netto pela presidência da Arpen-SP foi em um momento crucial para toda a categoria e ocorreu em uma época bastante turbulenta, quando o Governo acabara de implantar a gratuidade do nascimento e do óbito. Uma verdadeira peregrinação ao encontro de ministros, juízes, senadores e deputados, além de uma incessante batalha política em São Paulo, ocupou durante os meses seguintes a agenda do então presidente da Arpen-SP até que fosse constituído o Fundo de Ressarcimento.

A batalha pela criação e depois implantação do Fundo do Registro Civil em São Paulo acabou por movimentar e unir a categoria que passou a investir no aprimoramento e desenvolvimento de seu patrimônio. A Arpen-SP ganhou sede própria e em seguida deu-se início ao projeto da Intranet, hoje modelo, ainda pioneiro, entre as entidades de notários e registradores em todo o País.

A dedicação às entidades de classe fez com que o então presidente da Arpen-SP fizesse uma verdadeira peregrinação pelo País, incentivando e promovendo a criação de Associações em todo o território nacional. 

Assine nossa newsletter