Notícias

10 de Julho de 2015

Pernambuco inicia a transmissão de certidões eletrônicas via CRC Nacional

Pernambuco tornou-se o primeiro Estado do Nordeste do País a integrar-se à Central Nacional de Registro Civil (CRC Nacional), podendo transmitir e solicitar certidões eletrônicas com outros seis unidades da Federação: São Paulo, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
 
A adesão à CRC Nacional possibilitará ao cidadão pernambucano ir a qualquer cartório de Registro Civil do Estado e solicitar uma documentos registrados em qualquer outro cartório de um dos Estados interligados e vice-versa. Também será possível ao cidadão solicitar certidões de registro civil em unidades diferentes daquelas onde o registro está lavrado.
 
Para a vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), Anita Cavalcanti de Albuquerque Nunes, “a interligação nacional é muito importante principalmente para a pessoa que é de outro Estado e precisa de sua certidão, pois para consegui-la teria que pagar despachantes ou se descolar até o local, o que sai muito caro”.
 
A tesoureira da Arpen-PE, Luiza Gesilânia, afirma que outro benefício para a população é a agilidade. “A pessoa vai ao balcão do cartório mais próximo e sai com a certidão de seu Estado em mãos, isso é muito bom para todos”. Anita destacou que “para o cartório também é benéfico, uma vez que este passa a expedir e solicitar certidões de outras localidades”, disse. “Então todos ganham com essa iniciativa, nós e, principalmente, a população, pois estamos levando cidadania às pessoas e essa é a função do Registro Civil”, concluiu a vice-presidente.
 
Das 281 serventias de Pernambuco, 171 já estão operando na CRC. A previsão é que até dezembro todos já estejam interligados.
 
Os cartórios de Pernambuco que estão em operação também já podem emitir certidões pelo site www.registrocivil.org.br e enviar certidões para todo o Brasil ou via e-mail (certidão digital).

Assine nossa newsletter