Notícias

06 de Outubro de 2015

Oficiala de Itapecerica da Serra profere palestra sobre a importância do correto preenchimento da D.O. e da DNV

Osasco (SP) – Com o objetivo de esclarecer funcionários e prestadores de serviço do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, a Oficiala Deusa de Almeida, de Itapecerica da Serra, realizou uma palestra sobre o DNV e DO na última quinta-feira (01.10). O foco principal da apresentação foram os aspectos jurídicos destes documentos e a importância de seu correto preenchimento. 
 
Segundo a Oficiala, ambas as declarações devem ser preenchidas corretamente, se evite dissabores tanto para o Registro Civil, como para o hospital.  “Essas informações que saem do hospital e chegam ao Registro Civil devem vir de forma a não prejudicar o usuário de serviço público, para que ele não precise voltar a fazer ressalvas e ter algum incidente nesse meio do caminho”, disse. A registradora ainda ressaltou que o usuário normalmente está fragilizado ao tratar do óbito.
 
A Oficiala rmostrou ainda a importância da interação do cartório com o hospital: “É importante à interação do cartório com o hospital, mas cada um com sua vertente. Independente se for nascimento ou óbito, ambos têm repercussão no hospital e no Registro Civil, e é bom que os profissionais conheçam a parte jurídica para que possam atender melhor o usuário do serviço público”, disse. “Os funcionários têm o conhecimento só da parte médica e minha intenção é trazer o conhecimento jurídico para que haja essa interação", acrescentou.
 
Mônica Rocha de Souza, atendente do hospital, falou que a palestra foi interessante porque trouxe informações que ela desconhecia. “Trabalho diretamente com a DNV e D.O., e por isso a reunião de hoje foi muito boa. Havia informações que eu desconhecia, como no caso de pais afetivos”, comentou.
 
Para a enfermeira Mayla Pereira, a reunião foi importante para os profissionais. “Para nós, profissionais da saúde, é importante saber os aspectos legais das declarações, ter a ciência de que um dado errado pode ir ao documento e as repercussões que isso pode causar para o cidadão”.
 
Segundo Maria Aurélia da Silveira Assoni, enfermeira da Educação Permanente, a palestra atingiu o objetivo positivamente e ocorrerá uma melhora no atendimento ao usuário. “Observamos a participação dos funcionários que tinham muitas dúvidas e acredito que as declarações de óbitos e nascidos vivos serão melhores preenchidas, porque nós conseguimos verificar a importância que existe em cada item das declarações”, resumiu.
 
A palestra contou com 20 funcionários e durou todo o período da manhã. Também esteve presente a assistente da diretoria, Monalisa Rosário de Farias, que destacou a importância e o resultado dessa reunião. “A palestra foi ótima, atingiu o objetivo de levar ao conhecimento dos funcionários os danos causados aos usuários no preenchimento incorreto das declarações de óbitos e nascidos vivos”.
 
A gestora de núcleo, Monalisa Rocha, foi uma das funcionárias que interagiram e esclareceram suas dúvidas com Deusa. “A reunião foi muito gratificante e esclarecedora porque teve situações colocadas que não sabíamos. Anotei bastante coisa que passarei para chefia, e isso contribuirá para difundir a comunicação entre todos. Poderemos propiciar um melhor atendimento dos funcionários para com os usuários”, disse.
 
Durante a reunião, as funcionárias puderam fazer perguntas e foram atendidas pela Oficiala que, ao término do evento, comentou sua satisfação com as informações passadas. “Queria deixar registrado que fiquei surpresa com a participação de todas, achei muito positivo. As interações e as perguntas dão uma satisfação para mim como palestrante que consegui atingir o objetivo de auxiliar as pessoas a terem um melhor desempenho e para que o usuário do hospital seja atendido de forma plena, com informações médicas e com algumas noções jurídicas da situação”.

Assine nossa newsletter