Notícias

03 de Fevereiro de 2016

Clipping: Folha PE - Cartórios de Pernambuco passam a emitir o CPF nas certidões de nascimento a partir desta terça-feira

Os cartórios e a Receita Federal lançam, nesta terça-feira (2), o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos no Estado diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$ 7,00 nos postos conveniados com a Receita.

O projeto abrange todos os 296 Cartórios de Registro Civil do Estado do Pernambuco, presentes em todos os municípios pernambucanos e também em pequenos Distritos e Subdistritos do Estado, e que realizam em média 11.500 mil nascimentos mês. O projeto, já em funcionamento em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, chega agora a todos os cartórios pernambucanos.

A emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento facilita o acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. A inscrição também permite aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança.

Assine nossa newsletter