Notícias

19 de Abril de 2016

Estado de Sergipe assina Termo de Cooperação para integrar a CRC do Registro Civil

O Estado de Sergipe será a próxima unidade da Federação a interligar-se com a Central de Informações do Registro Civil (CRC). Termo de cooperação assinado entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe (Anoreg-SE) prevê o acesso de todos os registradores civis sergipanos às funcionalidades da central.
 
Os cartórios de Registro Civil de Sergipe poderão utilizar todas as facilidades que o sistema oferece, como correição online, localização de desaparecidos, comunicações, CRC Jud, emissão de CPF no momento do registro de nascimento, certidões eletrônicas e buscas nacionais. “Nossa integração à CRC é importante para concretizar efetivamente a unificação dos cartórios de todos os Estados em âmbito nacional”, destacou o presidente da Anoreg-SE, Sérgio Abi-Sáber Rodrigues Pedrosa.
 
Mesmo antes da assinatura do convênio, alguns dos 81 cartórios de Registro Civil do Estado já utilizavam os serviços de busca desde o lançamento do sistema, mas a partir deste momento, o objetivo é fazer com que todas as serventias de Sergipe se integrem o mais breve possível. A liberação da ferramenta para todos os cartórios está inicialmente prevista para o mês de maio.
 
“Nosso Estado ainda enfrenta dificuldades, pois, apesar de existir um fundo de compensação dos atos gratuitos, ele atende parcialmente a necessidade dos cartórios”, disse o presidente da Anoreg-SE. “Não existe uma fonte de custeio que dê suporte a todos os atos gratuitos emitidos pelos registradores. A esse exemplo seguem, segundas vias de certidões gratuitas e prática de atos decorrentes de assistência judiciária”, apontou Sérgio, ressaltando que Sergipe poderá emitir certidões de outros Estados.
 
Para o vice-presidente da Arpen-SP, entidade que administra a Central, Luis Carlos Vendramin Junior, “a entrada de mais um integrante à CRC agrega força a toda a classe, pois traz celeridade e eficiência na prestação de serviço à população”.

Assine nossa newsletter