Notícias

02 de Maio de 2016

Clipping - Folha da Região Araçatuba: Cartórios de São Paulo passam a emitir certidões de dez Estados

Moradores de Araçatuba poderão solicitar a partir de segunda-feira (2) certidões de nascimento, casamento e óbito de dez Estados brasileiros, além de São Paulo, deixando de gastar com viagens e Correios para obtenção dos documentos. A novidade é resultado da interligação entre os Cartórios de Registro Civil do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Acre e Amapá. 

Em breve, o Estado de Sergipe também será integrado na lista. A medida abrange os 836 Cartórios de Registro Civil de todos os municípios e distritos de São Paulo que poderão pedir os três tipos de certidões para cartórios dos demais Estados. 

O oficial substituto Cristiano Aparecido Grisioli, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Araçatuba, explica que a medida resultará em economia e praticidade aos cidadãos. 
“Com o sistema não é mais necessário que a pessoa vá até a cidade do registro, economizando com viagens e Correios, pois fazemos tudo digitalmente por aqui”, esclarece. 

Segundo ele, a taxa para obtenção de segunda via das certidões varia entre os Estados. No entanto, Grisioli informa que em São Paulo a taxa é de R$ 63,29, para qualquer tipo de certidão. 

ENDEREÇO
As solicitações de certidões de nascimento, casamento e óbito também poderão ser feitas pela internet, por meio do site (registrocivil.org.br), de um dos cartórios interligados. Desta forma, os usuários poderão receber os documentos em suas casas ou outro endereço por meio dos Correios. 

Certidões de São Paulo também podem ser solicitadas em formato digital, com o documento sendo enviado diretamente ao e-mail do solicitante, assinado digitalmente.

Assine nossa newsletter