Notícias

22 de Agosto de 2016

Clipping - G1 (São Paulo) - Arquivo de SP tem aumento de 30% nos pedidos de certidão de imigração

O Arquivo Público do Estado de São Paulo registrou em 2015 um aumento de 30% nos pedidos de certidões de imigração. Esses documentos são usados, geralmente, por quem precisa provar a nacionalidade dos antepassados para pedir a dupla cidadania.

São milhões de documentos que contam a história de São Paulo. O Arquivo Público é destino de pesquisadores do mundo todo mas, ultimamente, a maioria dos visitantes não vem fazer pesquisa, mas para consultar os documentos de registros de imigrantes que chegaram ao porto de Santos desde 1887.

"Tem pedidos pra naturalização, regularização de nome ou da situação pra aposentadoria, isso tudo as pessoas pedem também. Mas a gente percebe que o aumento geralmente é pra questão de dupla cidadania", explica Silva.O objetivo é rastrear os antepassados para conseguir dupla cidadania.

"Não é obrigado a declarar o motivo do pedido, mas geralmente eles declaram que é uma questão de dupla cidadania", afirma o diretor técnico do Arquivo, Aparecido Oliveira da Silva, sobre o aumento da procura em 2015.

Há 5 anos, foram 5.135 pedidos de cópias das chamadas "certidões de imigração". Em 2015, foram 7.652. E só nos primeiros 6 meses de 2016 foram 4.091.

Das 30 visitas diárias realizadas ao Arquivo, ao menos 20 são em busca de documentos para tentar a dupla cidadania. A pesquisa pode começar pela internet, vendo se o imigrante foi mesmo registrado em São Paulo. Ou as pessoas podem ir ao Arquivo e mergulhar na papelada para pegar cópias e fazer consultas.

Pesquisa no local

Mas é necessário algumas precauções. Primeiro, a pessoa tem que usar luvar. O ambiente também é climatizado - fica em torno dos 16ºC para conservar a documentação. 

Todos que chegavam de fora do Brasil em São Paulo tinham que ser registrados, por exemplo, no livro de registros da hospedaria dos imigrantes.

A funcionária pública Franklândia Souza esteve no Arquivo depois de muito pesquisar a história da família do marido, descendente de alemães.

"Buscando pelo navio que eles desembarcaram no porto de santos foi possível localizar", disse ela. O trabalho é para conseguir dupla cidadania para o filho, que decidiu deixar o Brasil.

"Ele fala o tempo todo que ele é alemão, que ele tem coisas de alemão, que nem todo alemão é loiro, ele fala bastante. E quer ir pra lá. Quer ir pra lá. Ele não quer ir pra Disney, quer ir pra Alemanha", explica.

O Arquivo Público do Estado fica na rua Voluntários da Pátria, 596, em Santana, Zona Norte de São Paulo, e funciona das 9h às 16h.

Assine nossa newsletter