Notícias

17 de Fevereiro de 2017

Rádio Bandeirantes denuncia quadrilha que vende dados pessoais dos brasileiros direto das bases de dados do Governo

Uma quadrilha especializada em venda de dados sigilosos de milhões de brasileiros foi denunciada no início de fevereiro pelo repórter Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes.
 
O grupo comercializa as informações da Receita Federal, da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de uma base de dados de 582 servidores em discos rígidos (HD) de 400 gigabytes para ambulantes do centro de São Paulo por até R$ 5 mil.
 
Já estes, revendiam o material em CDs para empresas de Telemarketing. Para dar publicidade ao trabalho, o bando enviava para todo o Brasil 350 milhões de e-mails oferecendo os produtos.
 
O chefe da quadrilha, Ricardo Barreto, que mora em Teresina (PI) e continua solto, explicou ao repórter da Rádio (sem saber que estava sendo gravado) como obtinha os dados. "A obtenção desses dados ocorre de uma forma quase espontânea. Temos entre 80 e 90 parceiros e fazemos uma troca constante de dados", explicou Ricardo.
 
O criminoso também admitiu à reportagem que não se sente culpado pelo que faz. "Em relação a isso [dar algum tipo de problema], pode ficar tranquilo. Pode dormir em paz", respondeu ao repórter.
 
A Delegacia Geral do Estado do Piauí prometeu investigar o caso, mas até o momento, ninguém foi preso.
 
Clique nos links abaixo e veja a repercussão do caso na mídia:

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000843035/pi-delegacia-promete-investigar-quadrilha-que-vende-dados-pessoais.html

http://www.odiariodonoroeste.com.br/quadrilha-vende-hd-com-informacoes-de-todos-os-cidadaos-brasileiros/

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000842848/quadrilha-vende-dados-pessoais-de-brasileiros.html

http://www.scoopnest.com/pt/user/RBandeirantes/826049977264775170

Assine nossa newsletter