Notícias

20 de Fevereiro de 2017

Na cidade, cresce número de conversão para casamento

No 1º Cartório de Registro Civil de Jundiaí o que vem chamando a atenção desde 2015 é o aumento no número de casais que fazem a conversão de união estável em casamento. A escrevente Mônica Daiana Castro Salles conta que dos 1.400 casamentos realizados no cartório no ano passado, 100 foram conversões.

Em 2015, foram 60 e, em 2014, apenas 28. “Neste ano, a percepção é de que esse número será ainda maior. Desde janeiro, a cada três
casamentos, um é conversão. Só para a próxima semana tenho sete marcadas”, destaca. Não há uma razão específica que explique essa
tendência. Na avaliação de Mônica, que é responsável pelo atendimento de casamentos no cartório, os motivos vão desde casos de doença até viagens para o exterior. O consulado exige a certidão e não aceita escritura de união estável.

Mônica lembra que para a conversão basta apenas que o casal declare união estável, não há necessidade do documento. “A diferença entre a conversão e o casamento é a cerimônia. Se o casal já mora junto e não faz questão, a gente faz a conversão, que inclusive é mais rápida, demora em torno de 20 dias”, explica a escrevente.

É o caso da estudante Fernanda Rombaldi Vaccari, que pegou a certidão de casamento na sexta-feira (17) no cartório. Ela e agora marido Tadeu Vaccari já moravam juntos há um ano e resolveram oficializar o relacionamento. "Pensamos em fazer a união estável, mas optamos pelo casamento. Como não íamos fazer cerimônia, nem festa, foi bem rápido”, destaca Fernanda. “Demos entrada na documentação no dia 30 de janeiro e hoje, apenas três semanas depois, já estou com a certidão."

Assine nossa newsletter