Notícias

29 de Março de 2017

Arpen-SP apresenta sistema de registro em maternidade a Oficial da Angola
 

Nesta terça–feira (28), o Hospital Santa Joana e o 9º Registro Civil de Vila Mariana receberam a visita do responsável pela área de Tecnologia da Informação da Direção Nacional de Registro e Notariado do Ministério da Justiça de Angola, Arsênio Mais, para conhecer o funcionamento do Sistema de Registro em Maternidade da Central de Informações do Registro Civil (CRC), da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen–SP), que possibilita o registro de nascimento diretamente nas maternidades.
 
Sendo um serviço mais rápido e ágil, por conta de integração de sistemas que existem no Brasil, Arsênio Mais ressaltou que a integração no País angolano ainda não é um fato generalizado, uma vez que a mudança está começando agora e cada serviço informatizado ainda é isolado. “Isso dificulta algumas vezes ter que fazer validação, buscas e comparação de um registro ao outro, essa é a grande diferença aqui (no Brasil), onde tudo já está tudo integrado, trabalhando de forma centralizada. Nós estamos trabalhando informatizados, mas ainda como ilhas”, observa.
 
O sistema da Arpen-SP, além de facilitar o registro, desafoga a demanda dos cartórios, permitindo que a emissão das certidões de nascimento seja realizada nas próprias maternidades, nas quais o parto é realizado. Com isso, os pais já saem do local com a certidão em mãos. 

Assine nossa newsletter