Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – Jornal da Manhã (Marília-SP) - 2º Cartório de Notas passa a apostilar documentos

Publicado em: 12/04/2017
O 2º Cartório de Notas e Protestos de Marília (SP) vai começar, na próxima segunda-feira (17), a apostilar documentos a serem utilizados no exterior. O serviço é uma espécie de autenticação de documentos públicos e particulares nacionais para que os mesmos sejam validados no exterior. 

O 2º Cartório de Notas e Protestos vai começar na próxima segunda-feira (17) a apostilar documentos a serem utilizados no exterior. O serviço é uma espécie de autenticação de documentos públicos e particulares nacionais para que os mesmos sejam validados no exterior.

Para fazer mestrado na Itália, por exemplo, é preciso apresentar uma série de documentos pessoais e acadêmicos para se habilitar no curso e esta autenticação só pode ser feita através do apostilamento.

Implantado no Brasil em agosto do ano passado, o procedimento agora chega a Marília e reduz o tempo de emissão dos documentos de 20 dias para no máximo 24 horas. “Muita gente tinha que ir para o exterior só para resolver isso e depois retornar para desenvolver a sua atividade. Em alguns casos, o apostilamento fica pronto em 30 minutos”, enfatizou o tabelião do 2º Cartório de Notas e Protestos, Olavo Figueiredo Cardoso Júnior.

De acordo com a exigência anterior, os países exigiam a consularização dos documentos em consulados brasileiro e do País destino para que os documentos fossem considerados autênticos. O trâmite passava por ministérios de relações exteriores de ambas as nações e só então teria o efeito jurídico.

Esta situação mudou com a Convenção da Apostila de Haia, cidade holandesa onde foi celebrado o acordo internacional, do qual o Brasil aderiu e elegeu os cartórios de notas como autoridades apostilantes.

O custo por apostilamento é de R$ 110,00. A autenticação do documento é feita de acordo com o número de páginas [são cobrados R$ 6,00 por página].

O 2º Cartório de Notas e Protestos funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30 e está localizado na avenida Rio Branco esquina com a Sampaio Vidal, no centro da cidade. O telefone para mais informações é o 3402-2422.

Fonte: Jornal da Manhã
Deixe seu comentário
 
 
476418

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 113.912.237
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil - Registro Civil das Pessoas Naturais - Janete Sanvidoti Cavallini

LEIA MAIS