Notícias

17 de Maio de 2017

Clipping – Jornal de Jundiaí - Este ano, Jundiaí registra nove casamentos homoafetivos

Quatro anos após o primeiro casamento homoafetivo em Jundiaí, realizado no dia 10 de maio de 2013, os dois cartórios de Registro Civil realizaram neste ano nove casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2016, o número total foi de 17 cerimônias.

A resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impede os cartórios brasileiros de se recusarem a converter uniões estáveis homoafetivas em casamento civil, completou quatro anos neste mês de maio.  Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que desde a vigência da Resolução até o final de 2016 mais de 15 mil casamentos entre cônjuges do mesmo sexo foram registrados em cartórios em todo o País.

Em Jundiaí, a proporção de casamentos homoafetivos é praticamente igual entre pessoas do mesmo sexo masculino e feminino. Enquanto o 1º Cartório, localizado no Centro, registrou três casamentos para cada sexo, o 2º Cartório, na Vila Arens, realizou duas cerimônias entre mulheres e uma entre homens.

Um dos primeiros casamentos entre mulheres em Jundiaí foi o de Andrea Tropea, 42 anos, e Roberta Abilio da Silva Tropea, 36. Elas oficializaram a união estável de 10 anos em outubro de 2013 e hoje moram juntas com a filha de Roberta, que está com 11 anos. Andrea explica que a paixão entre elas era antiga e quando se reencontraram, Roberta estava grávida. Após o casamento, conseguiram registrar a menina com duas “mães”. “Hoje, a minha filha é a única aluna da sua escola que tem pais homoafetivos. A direção até achou estranho no começo”, conta Roberta.

Andrea afirma que o casamento melhorou a vida delas, pois antes, apenas com a união estável, elas sentiam falta de alguns direitos. “Quando eu ô€ƒ—cava doente ela não podia ficar como acompanhante no hospital e eu não podia colocá-la como dependente em convênios, por exemplo. Mas nossa maior motivação para nos unir oficialmente foi o nosso amor”, declara.

Combate à homofobia - Hoje, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Assessoria de Políticas para
Diversidade Sexual, promove uma cerimônia em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia. O evento será realizado no auditório Elis Regina, que fica no Complexo Argos, a partir das 19h, e contará com duas palestras. A psicanalista e professora universitária Aline Aleixo falará sobre heterogeneidade; e a engenheira química, professora universitária e militante Camila Godoi fará um relato de sua experiência após ter passado pelo processo de transexualização

Assine nossa newsletter