Notícias

12 de Junho de 2017

Regional de Cotia promove 2º encontro do Registro Civil 

Cotia (SP) -  O 2º Encontro do Registro Civil da Regional de Cotia aconteceu no último sábado (10.06), no Empório Lounge 26,5, em Cotia, e teve como objetivo promover a integração e debater temas atuais e importantes da atividade. (Clique e veja as fotos) O diretor da Regional da Grande São Paulo, o oficial do Registro Civil de Cotia, Gustavo Renato Fiscarelli, fez a abertura da reunião.

Durante todo dia, foram debatidos os mais diversos temas de interesse da atividade registral, como a Central de Informações do Registro Civil (CRC), Apostilamento da Haia, Mediação e Conciliação e os perigos da gratuidade no Registro Civil. Cada painel foi ministrado por oficiais que compartilharam, através de uma conversa informal com os presentes, os principais desafios que a carreira proporciona.
 
O primeiro painel foi apresentado pela oficial do 47º Registro Civil da Comarca da Capital – Vila Guilherme -, Erica Barbosa e Silva, que falou sobre os problemas enfrentados na hora de conciliar um divórcio, as estratégias que os oficiais precisam utilizar  e como mediar de uma forma que todas as partes saiam satisfeitas. A oficial discorreu ainda acerca da gratuidade nos cartórios e como não permitir que essa ação seja feita de forma equivocada, para ser oferecida apenas a quem realmente precisa. “Esses cursos são muito importantes não apenas para os registradores, mas também para nós que já somos da casa há anos, porque além de alinhar os assuntos e os trabalhos, geram uma aproximação com os cartórios, quebrando as distâncias que são criadas. Essas reuniões, por serem mais intimistas, permitem com que todos falem e coloquem seu ponto de vista e suas dúvidas, e os assuntos abordados aqui são importantes para gerar uma unidade de ações e melhorar a cada dia os serviços prestados aos usuários". 

 
As recentes ferramentas criadas pela Arpen-SP foi o assunto do segundo painel, ministrado por Alexsandro Silva Trindade, oficial do Registro Civil de Ibiúna, que explicou sobre a importância do E-protocolo, E-proclamas, CRC Jud (provimento nº 19 da CGJ-SP), do Software Inteligente da Arpen-SP (SOFIA) e da Central de Informações do Registro Civil (CRC). 

Para o palestrante “a CRC é a ferramenta que possibilita que façamos um trabalho de melhor qualidade para o usuário, e é isto, a qualidade no serviço, o que vai garantir a sobrevivência do Registro Civil”, disse. Trindade também orientou sobre a importância dos cartorários se manterem atualizados com as novidades tecnológicas, como a Blockchain, que podem, com o decorrer do tempo, prejudicar o trabalho dos notários e registradores. "As coisas tendem a evoluir sempre".
 
No terceiro painel do dia foram abordadas as principais implicações práticas do Apostilamento da Haia. A mesa foi presidida pela diretora da Arpen-SP Karine Boselli, que destacou os principais desafios para a realização do ato, bem como sua origem, características do selo, cuidados com a tradução e ao apostilar documentos antigos, em sua maioria diplomas universitários de instituições. Para a registradora, eventos como este servem para promover a união da classe em prol do fortalecimento. “A presença de todos valoriza a importância da união da classe, principalmente aqui da região, e assim compartilhamos as nossas experiências, o que é importante para manter nosso trabalho sempre atualizado e tirar todas as dúvidas que é difícil compartilhar no dia a dia”, disse.


Segundo o ex-presidente da Arpen-SP e oficial do cartório do distrito de Parelheiros, Odélio Antônio de Lima, os painéis agregaram grande conhecimento aos presentes, independente da natureza do cartório. "Eu que tenho raízes com essa instituição fico muito feliz em ver esses eventos acontecendo, e os oficiais que trouxeram informações aqui são de um conhecimento e vivência que trazem credibilidade e confiança. Os assuntos abordados aqui trazem unidade à classe e aproximação entre as serventias, isso é essencial”, ressaltou.
 
Glaucia de Carvalho Schimidt, oficial Registro Civil de Santa Branca, ficou feliz pelo evento. “Estou extremamente satisfeita com esse encontro proporcionado pela Arpen-SP, agradeço imensamente o doutor Fiscarelli por essa oportunidade e iniciativa, porque nós, oficiais, nos sentimentos inseguros diante de muitas situações do dia a dia no cartório, e poder ter esse bate-papo aberto e leve nos gera confiança e motivação, é muito boa essa proximidade”, afirmou.

Assine nossa newsletter