Notícias

14 de Agosto de 2017

Exposição “Do Papel à Era Digital” apresenta processos judiciais que marcaram a história do Estado

Desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mostra tem como objetivo resgatar a história da sociedade 
 
Foi realizada na tarde desta segunda-feira (14.08) a abertura da exposição Do Papel à Era Digital. Desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), a mostra apresenta 29 processos judiciais que tramitaram na corte e entraram para a história do Estado.

O visitante que for à exposição terá um panorama da documentação processual ao longo dos quase 150 anos de história do Tribunal. Entre eles, estão ações sobre as revoluções de 1924 e 1932; casos da escravatura; histórias de figuras célebres, como da Marquesa de Santos; e processos sobre os incêndios nos edifícios Joelma e Andraus. Também há casos mais recentes, de grande repercussão, como a apuração da morte de Vladimir Herzog e a ação criminal contra o médico Roberto Farina, que fez a primeira cirurgia de mudança de sexo no Brasil.

“A ideia dessa exposição é resgatar a história da sociedade paulista e paulistana. Eventos importantes como o inquérito de 23 de maio de 1932, sobre a morte daqueles quatro jovens; E tantos outros processos. E esse é um resgate importante porque nós temos que avançar na era digital, mas não podemos esquecer o que já foi realizado. Temos que preservar nossa memória histórica e é o que estamos fazendo neste momento”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas Mascaretti.

Os autos da mostra estão protegidos por expositores de vidro, para preservação dos documentos. Para que o visitante possa ter acesso às fichas técnicas, com detalhes dos processos, cada expositor possui um QR Code, bastando o visitante utilizar um aplicativo de celular para leitura do código.

Ainda durante a abertura da exposição também foi realizado o lançamento da TJSPTV. O canal corporativo, que será transmitido em prédios ligados ao Tribunal, irá veicular as ações e os avanços positivos do Judiciário.
 

Exposição “Do Papel à Era Digital”
Local: Palácio da Justiça – Salão dos Passos Perdidos (Praça da Sé)
Período: até dia 25 de agosto
Horário: de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 18h30
Entrada Franca

Assine nossa newsletter