Notícias

10 de Outubro de 2017

Estado do Amazonas é a 16º unidade da Federação a integrar a CRC nacional

O Estado do Amazonas, com seus 80 cartórios de Registro Civil, é o mais novo integrante da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Com a entrada do maior Estado da região Norte do Brasil, agora são 16 os Estados que integram a base de dados nacional do Registro Civil. Antes São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Acre já faziam parte do sistema.

Para a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen-AM), Maria da Graça de Miranda Sales, este é um grande passo para integrar os cartórios do Estado ao resto do País, pois devido a geografia local, muitas serventias ficam literalmente isoladas. “Por causa das nossas condições geográficas atípicas, existem cartórios de municípios que só podem ser alcançados via barco, e viajando por cinco dias pelo rio. Por isso, esta integração eletrônica será fundamental para estas serventias, que passarão a fazer pedido de certidões pela Central". 
 
Graça também não deixou de mostrar sua alegria por esta nova etapa. "Este foi um dos fatos mais importantes que aconteceram aos cartórios de nosso Estado nos últimos anos, pois agora podendo solicitar certidões de outros Estados, a população será melhor atendida e isso será benéfico também para a sustentabilidade das próprias unidades", disse.

Assine nossa newsletter