Notícias

16 de Outubro de 2017

Arpen-SP realiza Curso de “Autenticação e Reconhecimento de Firmas” na capital paulista

Mais de 130 pessoas se reuniram no auditório do Hotel Braston, em São Paulo, na tarde deste sábado (14.10), para acompanhar o curso organizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), sobre Autenticação e Reconhecimento de Firmas com foco na Materialização e Desmaterialização de Documentos. A aula foi ministrada pelo especialista em gestão de pessoas e professor, Antônio Cé Neto, que conta com mais de 37 anos de experiência em cartórios.
 
Entre os presentes que assistiam à apresentação, estava o oficial de Registro Civil do 6º Subdistrito da Capital - Brás, Gerson Fogolin, que comentou a importância em acompanhar a aula. “Temos buscado evoluir, conhecer mais técnicas e por consequência aprimorar os nossos serviços. O curso propicia essa oportunidade para oferecer melhor atendimento para usuários e clientes”, declarou.
 
Outro participante, Hilário Marcelo Silvestre, oficial de registro civil e tabelião de notas do distrito de Agulha, Comarca de Taguatinga, apontou a necessidade da busca em se atualizar. “Precisamos verificar os aspectos do Reconhecimento de Firma relacionados à modificação das normas de legislação para aplicarmos toda a qualidade no trabalho que desenvolvemos”, disse Silvestre. Quem concorda com a necessidade em estar sempre de acordo com as normas é a atendente Paula Fonseca, que atua no Registro Civil do 47° Subdistrito da Capital - Vila Guilherme. “Nós estamos nos reciclando a cada curso porque as normas mudam e precisamos nos atualizarmos para oferecer um bom serviço ao público”, afirmou.
 
Durante a aula vários temas relacionados aos documentos foram abordados, como os relacionados à sua origem e meio, cópias autenticadas, reconhecimento de firma e confirmação de veracidade, aspectos da assinatura a serem analisados, procedimento da materialização e desmaterialização do documento. Além disso, também foi debatido quais documentos que têm ou não valor econômico ao serem reconhecidos.
 
Para Cé Neto, a realização do curso foi uma feliz oportunidade para um encontro entre todos os colaboradores que atuam na área. O palestrante enfatizou que todos os lados saem mais enriquecidos, pois ele apresenta os temas e os participantes trazem a sua experiência, o que possibilita um amplo debate, à luz das normas de serviço e das decisões normativas.
 
Segundo o professor, o sucesso do curso fica evidente quando se constata a procura e a brevidade no encerramento das inscrições. “A grande busca do público pela aula demonstra a necessidade deste tipo de atividade presencial e é o fato que monstra o sucesso no oferecimento do curso”, concluiu.

Assine nossa newsletter