Notícias

08 de Março de 2018

Arpen-Brasil realiza reunião da diretoria executiva na cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) - A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) realizou nesta quarta-feira (07.03), a reunião mensal de sua diretoria. O encontro, promovido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), teve como principal objetivo debater as últimas mudanças realizadas no âmbito do registro civil, além de deliberar sobre as próximas ações que devem ser desenvolvidas pela entidade nacional.



Para abrir o encontro, o presidente da Arpen-Brasil Arion Toledo Cavalheiro Junior agradeceu a presença de todos. “Fico muito feliz com a presença de todos vocês neste encontro. É essencial debatermos os rumos do registro civil neste momento de fundamental importância para nossa classe”, disse.

“Estou muito contente de este encontro ser realizado aqui no Rio de Janeiro. Espero que essa reunião traga bons frutos para que possamos nos fortalecer ainda mais”, também cumprimentou a todos, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) e 1º vice-presidente da Arpen-Brasil, Eduardo Ramos Corrêa Luiz.



O início da reunião foi marcado pelo comunicado da presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais da Bahia (Irpen-BA) Emanuelle Fontes Ourives Perrotta; junto com o presidente da Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen-BA), Daniel de Oliveira Sampaio, sobre a realização de uma assembleia conjunta das entidades no Estado para se decidir sobre uma possível unificação das associações.

“A Arpen-Brasil tem o dever de representar todos os registradores civis brasileiros. E para nós, independe qual entidade irá representar os registradores no Estado. E também independente se vai ser mais de uma. Mas é claro que é mais interessante unirmos forças do que dividirmos. Porque se dividirmos energia, também estaremos dividindo conquistas. E me disponho em ir à Bahia e realizar essa assembleia junto com vocês”, comentou Arion Cavalheiro.



Na sequência, o vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e diretor da Arpen-Brasil, Luís Carlos Vendramin Júnior, apresentou a diretoria da entidade nacional uma proposta de novos procedimentos relacionados a política de segurança dentro da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

Vendramin ainda destacou o projeto piloto com a Identificação Civil Nacional (ICN) que está sendo feito no Estado do Paraná. “Neste momento, eles estão realizando alguns testes por meio de um projeto piloto que envolve conceito e integração com a CRC Nacional. Então, é essencial que a Central se torne cada vez mais eficiente”, disse.

Outro tema importante debatido no encontro foi a realização do Congresso Nacional do Registro Civil (Conarci 2018), que ocorrerá entre os dias 13 a 15 de setembro deste ano na cidade de Foz do Iguaçu (PR), que terá como palestra magna a participação do jornalista Arnaldo Jabor e para o qual todos os registradores civis estão convidados.



Para fechar a reunião, o presidente da Arpen-Brasil sugeriu a criação de um grupo de conversas integrado apenas pelos presidentes das entidades estaduais. “Este não será mais um grupo para debates e troca de ideias. Será apenas uma ponte de comunicação entre a Arpen-Brasil e as Arpens Estaduais, com intuito de que os presidentes recebam, sempre que necessário, o posicionamento da entidade nacional sobre quaisquer mudanças relacionadas ao registro civil”, explicou Arion Cavalheiro.

Ao final do encontro, o presidente da Arpen-RJ, Eduardo Ramos Corrêa Luiz, presenteou os membros da diretoria da Arpen-Brasil com o livro “Da União livre à união estável” de autoria do corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio de Mello Tavares.

Assine nossa newsletter