Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Projeto de livros registrais e notariais eletrônicos no PR concorre ao Prêmio Innovare 2018

Publicado em: 14/05/2018
Um projeto capitaneado pelo ex-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) e registrador de títulos e documentos e de pessoas jurídicas de Ponta Grossa, no Paraná, Robert Jonczyk, que visa implantar livros digitais nos cartórios do Estado do Paraná está concorrendo ao Prêmio Innovare 2018, na categoria Justiça e Cidadania.

A iniciativa consiste na criação do Livro Digital, que seria a escrituração de atos notariais e registrais no meio eletrônico e assinados digitalmente, seguindo padrões de segurança e interoperabilidade.

Com a evolução dos serviços de diversas instituições, o objetivo é fazer com que os cartórios se integrem de forma efetiva às novas tecnologias e acompanhem a evolução tecnológica tal qual o TSE (cadastro biométrico), a Justiça (processo eletrônico) e outros, reduzindo cada vez mais a utilização de papéis. "Nessa iniciativa, a padronização gera uma forma mais eficiente de identificar e combater situações de fraude e corrupção. Busca-se também a integração entre notários e registradores e a interação com as entidades públicas, privadas e a sociedade em geral", disse Jonczyk.

Segundo o registrador, a plataforma é toda desenvolvida em código aberto e com Software Development Kit (SDK), permitindo uma fácil integração com outros sistemas. Ressalta-se que a iniciativa é fruto de anos de trabalho, tendo sido inclusive apresentada no Congresso  Estadual de Registro Civil do Estado do Paraná (COERCI 2015) (http://www.irpen.org.br/site/conteudo-noticia/2124), e amplamente discutida junto à Corregedoria Geral de Justiça-TJPR. 

Jonczyk explica também que com a prática espera-se “superar os limites que existem para os atos de registros públicos, como o tempo (velocidade de prática e difusão), o espaço (local para armazenamento) e a distância física (existente entre contratantes, entre Estados diversos, e, entre especialidades notariais e registrais).”

O ex-presidente ainda destacou o fato do projeto estar sendo desenvolvido em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça-TJPR, e a importância em participar do Innovare 2018. "A mera inscrição permite que a iniciativa seja analisada e avaliada por especialistas do Instituto Innovare, o que por si só já traz seu valor à pratica. Estamos buscando promover um avanço na prestação de serviço à sociedade ao permitir uma maior segurança nos atos, e acima de tudo, maior transparência", afirmou.
 

Fonte: Irpen/PR
Deixe seu comentário
 
 
751702

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 125.514.147
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

CNJ: Em três anos, cartórios registraram 19,5 mil casamentos homoafetivos

LEIA MAIS