Notícias

09 de Maio de 2018

Secretaria da Justiça de SP: Jornada da Cidadania na zona sul contabilizou mais de 1.200 atendimentos  



A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Grajaú, em parceria com a ONG Fé e Alegria, promoveu no sábado (05/05) mais uma edição do projeto “Jornada da Cidadania”. O evento aconteceu das 10h às 15h, na própria ONG, localizada na Avenida Carlos Barbosa Santos (antiga Estrada do Barro Branco), nº 235, Jardim Shangri-lá, zona sul da capital.

A ação tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

Durante toda a “Jornada” foram contabilizados 1.280 atendimentos. Os serviços mais procurados foram corte de cabelo, emissão de documentos, como RG, e vacina contra a gripe e a febre amarela.

Durante a “Jornada” houve a emissão de outros documentos como 2ª via de certidões de nascimento, casamento, óbito e de CPF.

O Posto de Atendimento ao trabalhador (PAT) fez cadastro para o programa Jovem Cidadão e emitiu 1ª via de Carteira Profissional para os interessados. Outros órgãos como Sabesp e Eletropaulo também participaram da Jornada e emitiram segunda via de contas e orientaram os presentes sobre débitos.

Na ocasião, a população ainda teve acesso à orientação jurídica por meio da Defensoria Pública e orientações e atendimento ao consumidor por meio do Procon.

Na área da saúde os participantes tiveram orientações nutricionais e sobre dependência química.

Na área da beleza, os participantes puderam fazer limpeza de pele, massagem e esmaltação de unhas.

Para as crianças foi disponibilizado um espaço com pintura de rosto, contação de estórias e oficinas de brinquedos.

Para a diretora do CIC, Patrícia Cuofono Fernandes, realizar este evento em área muito populosa, distante dos grandes centros, é gratificante. “Esta ação de cidadania é de extrema importância, pois além de podermos ajudar a população a ter acesso a direitos, divulgamos os serviços oferecidos pelo posto para os cidadãos que ainda não conhecem o trabalho do CIC”, disse Patrícia.
 
Todos os serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Leste, Norte, Oeste, Sul, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Grajaú, do Imigrante, Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guarulhos, Jundiaí, Campinas, Pirapora do Bom Jesus, São Vicente e Laranjal Paulista), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Assine nossa newsletter