Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – O Nortão (MT) - Procura por RG aumenta durante período de férias escolares

Publicado em: 03/07/2018
Julho é mês de férias escolares, mas nem tudo é diversão. Algumas famílias aproveitam o recesso para por em dia as documentações, fazendo aumentar a procura pelo serviço no Espaço Cidadania, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre os serviços mais procurados está a emissão do Registro Geral, o RG. O serviço, que é oferecido por meio de um convênio firmado entre a ALMT e a Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), é realizado mediante distribuição de senhas, das 7 às 14 horas. Já a retirada de documentos prontos pode ser feita até às 17 horas. E o prazo para entrega do RG é de 10 a 15 dias.

“Diariamente o espaço disponibiliza 150 senhas para atendimentos. Então é preciso ficar atento, porque a distribuição encerra rápido, devido a intensa procura durante esse período”, alerta a coordenadora do espaço, Rosinéia de Jesus, a Néia. Ela destaca ainda que idosos, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção ou acompanhadas com crianças de colo tem preferência no atendimento e recebem senhas diferenciadas para garantir a prioridade. “Com isso, realizamos mais de 200 atendimentos por dia”, esclarece.

Segundo a coordenadora, a procura pela emissão da primeira via para crianças devido às exigências escolares e viagens, aumenta durante o período das férias, mas este ano também já foi verificado o aumento de pedidos para confecção da segunda via do RG. A demanda se dá porque cartórios, bancos e outras instituições estão exigindo documentos de até 10 anos de emissão para qualquer procedimento nestes locais, e para quem possui somente o RG como documento de identificação, isso acaba causando muitos transtornos. “Atualmente a emissão de segunda via do RG corresponde a 80% dos processos realizados por dia”, afirma Neia.

Para quem vai fazer a 1ª via do RG a emissão é gratuita. Já para a 2ª via do documento é cobrado o valor de R$ 68,15. Mas para de menores de até 17 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com renda familiar inferior a 3 salários mínimos a taxa é isenta. Nestes casos é preciso fazer a solicitação na Defensoria Pública que também tem posto de atendimento no Espaço para facilitar o processo.

Vale lembrar que o modelo confeccionado atualmente permite incluir, além do número CPF, o tipo sanguíneo e o número do Programa de Integração Social (PIS). Para isto basta trazer o exame laboratorial de sangue e o documento de PIS.

Atendimento especial – Outro trabalho importante destacado pela coordenadora é que, além do Espaço Cidadania da ALMT ser o único posto da Politec na capital que faz hoje a coleta da digital de crianças com até sete anos, o Núcleo também oferece um atendimento diferenciado para aquelas com que tem necessidades especiais.

“Temos uma equipe reparada para lidar com crianças que demandam uma atenção diferenciada, como é o caso daquelas com síndrome de Down ou altista, entre outras”, explica a coordenadora. “Oferecemos inclusive agendamento domiciliar ou até mesmo hospitalar, dependendo da necessidade, para realizar as coletas de digital”, completa.

Para ter acesso a esse tipo de serviço diferenciado, é preciso que familiares venham até o Espaço Cidadania com a documentação necessária para abertura do processo e agendamento da visita. “Nossa preocupação, mais do que garantir o acesso a um direito básico é, principalmente oferecer um atendimento digno e humanizado à todos os cidadãos que vem em busca dos serviços oferecidos pela ALMT”, explica a coordenadora.

Fonte: O Nortão (MT)
Deixe seu comentário
 
 
923102

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 123.890.868
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Senado: Marco legal de proteção de dados pessoais está na pauta da CAE

LEIA MAIS