Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen/SP promove 2ª edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia em São José dos Campos

Publicado em: 10/07/2018
Curso contou com a presença de mais de 30 pessoas
 
São José dos Campos (SP) - Com a presença de 36 pessoas, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), sob a coordenação da professora e perita judicial, Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, realizou o Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, na cidade de São José dos Campos, na tarde do último sábado (07.07). Clique aqui e veja as fotos.

Durante o treinamento, a professora explicou técnicas de descoberta das falsificações e adulterações de um documento. No entanto, segundo a especialista, o objetivo do curso não é transformar alguém em perito, mas sim, que fazer com que o cartório desenvolva um Procedimento Operacional Padrão (POP) e que “todos façam análise da mesma maneira”. “É muito mais fácil você desenvolver um método do que cada um fazer de um jeito, porque quando tiver uma dúvida, converse com o colega, que já desenvolveu a habilidade para aquela análise”, ressaltou.

O curso, dividido em dois módulos, documentoscopia e grafotécnica, teve a parte teórica e prática, no qual os alunos puderam ver como as falsificações acontecem e identificá-las.

Durante a palestra foi ressaltado outro ponto importante: os momentos frágeis que podem causar erro, como em momentos que há uma grande quantidade de documentos, em que um documento fraudado pode se tornar legal; no final de expediente e balcão cheio. Todos eles podem levar a cometer erros caso não se tenha cuidado. “Tem que aprender a trabalhar nesse universo. Um funcionário seguro é rápido, eficaz e eficiente no processo de análise”, frisou a professora.

Na parte prática, os alunos foram distribuídos em grupos de funcionários de cada serventia, que analisaram assinaturas, tentativas de falsificação e conheceram instrumentos importantes para essa análise, como lupas e luzes especiais. “Eles puderam executar os serviços com tranquilidade, numa bancada boa, já que o material que a Arpen fornece é de extrema necessidade para eles”, destacou a perita.

Fonte: Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
91897

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 124.927.385
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Edital de Bem de Família

LEIA MAIS