Notícias

06 de Agosto de 2018

Arpen/SP realiza Curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Marília

Evento contou com 99 participantes e debateu características da grafotécnica e da documentoscopia
 
Marília (SP) – Neste sábado (04.08), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), sob a coordenação da professora e perita judicial, Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos, promoveu o Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, na cidade de Marília, no Quality Hotel & Conv. Center, para 99 pessoas.
 
O diretor da Regional de Marília, Antônio Franciso Parra, fez a abertura do evento, e aproveitou a oportunidade para agradecer a Arpen/SP, pela oportunidade de receber o Curso na cidade.
 
“Agradeço a Arpen/SP que sempre prestigia Marília na realização de cursos. A Grafotécnica e Documentoscopia nos traz segurança para que possamos praticar atos com clareza. O curso é importante por isso, os atos estão cada vez mais evoluídos e se você não estiver preparado, é um problema. É importante que os cartorários padronizem a prática”, declarou Parra.
 
Na sequência, a professora Mara Cristina iniciou o Curso explicando um pouco sobre a documentoscopia e a grafoscopia. “A documentoscopia é uma ciência de aplicação prática e metódica balizada por metodologia científica. Já a grafoscopia, identifica e reconhece a autoria gráfica, utilizando os recursos técnicos da grafotecnia ou a grafotécnica”, comentou a professora.
 
Durante as cinco horas de curso, os participantes tiveram a oportunidade de ver como as falsificações acontecem e identificá-las na prática. Além dos assuntos envolvendo a falsificação documentária, a professora abordou um tema atual: a proteção de dados.
 
“Entre os desafios para o Documento Nacional de Identificação (DNI), está a proteção de dados pessoais. Todo mundo sabe tudo de todo mundo devido às redes sociais e isso é um problema”, relatou Mara Cristina.
 
Ao finalizar o Curso, a professora declarou que o evento havia sido muito bom e que a turma havia sido excelente. “Achei a turma muito interessada, preocupada e atenta com as novas características das fraudes. Todos estavam muito focados, fizeram muitas perguntas e é isso que faz o curso funcionar. A troca de informações é muito importante e muito enriquecedora”, finalizou.
 
Opinião de quem participou
 
“O curso foi excelente, e é muito importante por causa das atualizações. Continuamente nos deparamos com documentos assim em nosso balcão. Vou repassar aos meus funcionários todo o aprendizado”.
Antônio Seabra da Cruz Netto, titular do Registro Civil de Garça
 
“Foi muito bom para a identificação de documentos, identificar fraudes e outros problemas. Bem importante”.
Thiago José Passos da Silva, delegado em Mato Grosso do Sul
 
“Enriquecedor para a nossa região. Nos proporciona mais segurança, principalmente no atendimento no balcão e para os funcionários. E claro, nos qualifica muito mais para o atendimento”.
Luciana Marrone Genova da Silva, titular do Registro Civil de São João do Pau D’Alho
 
“Excelente para dar uma reciclagem para o nosso cartório. É essencial para a nossa atividade, por isso trouxe os meus escreventes, para também poderem aprender sobre o assunto”.
Amaury Ferreira Borges Junior, substituto do Registro Civil e de Notas de Bastos
 
“Interessante para a atividade e para padronizar, assim proporciona maior segurança para a classe”.
Marivaldo Santos de Oliveira, titular do Registro Civil de Quintana 

Assine nossa newsletter