Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen-Brasil institui o Comitê Nacional da CRC em reunião com entidades estaduais

Publicado em: 13/09/2018
Foz do Iguaçu (PR) - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13/09) no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, a diretoria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) criou o Comitê Nacional da Central de Informações do Registro Civil (CRC), que terá como objetivo contribuir para a expansão da Central em todo o País, a implantação da Plataforma Alice (Alicerce de Dados da CRC) e o gerenciamento administrativo da base de dados nacional do Registro Civil.


 
Eleito por aclamação, Luis Carlos Vendramin Junior assume o cargo de coordenador geral do Comitê, referendado pelo presidente da Arpen/BR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior. "Se tem alguém aqui que respira CRC, às vezes até mais do que os ares da própria família, é o Vendramin, pela dedicação dada todo este tempo em estruturar esta ferramenta. Nada mais justo de que ele assuma o posto, com a anuência de todos", disse. Também ficou definido que o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão, Devanir Garcia, será o 1º secretário do Comitê.


 
Vendramin, agora empossado, destacou que a criação do Comitê tem a função de construir caminhos para a classe. "Nossa ideia, com a criação do Comitê, é basicamente pavimentar estradas para interligar todos os cartórios do País na CRC", afirmou o coordenador.


 
Por fim, Vendramin fez um apelo aos presidentes das associações que estavam presentes para que reforcem em seus estados a importância de manter a CRC atualizada, pois faltam apenas 25% dos cartórios do País subirem os dados, para ser estabelecida a Plataforma Alice. Em sua apresentação, Vendramin apresentou um balanço atual dos dados constantes na CRC Nacional: 150 milhões de registros, 2,5 milhões de atos recepcionados, 4,5 milhões de CPFs, 27 Estados integrados e 7.701 Cartórios de Registro Civil interligados.


 
Também foram assinados mais três convênios da Arpen/BR com associações dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Pará para formalização de suas adesões à CRC.
 
Demais temas
 
Ao iniciar a reunião, o presidente da Arpen/BR, Arion Toledo Cavalheiro Junior, agradeceu a presença dos 23 presidentes das associações estaduais, e falou sobre a importância do encontro nacional. "A presença destes presidentes das associações estaduais mostra a união dos registradores civis", disse.


 
No encontro foram apresentadas as últimas ações da entidade nacional, com vistas à implantação das entidades estaduais em todas as unidades da Federação, assim como a disseminação dos treinamentos sobre a CRC Nacional e a conscientização do papel do registrador civil na emissão de certificados digitais. Também foram debatidos temas como identidade padronizada nacional, migração tecnológica e os Provimentos nº 73 e 74 da Corregedoria Nacional de Justiça.


 
No que tange a situação atual da classe, foram atualizadas as informações sobre as conversas com órgãos públicos para futuras parcerias e no empenho dos registradores para que elas aconteçam, a questão financeira da Arpen/BR e a padronização visual dos cartórios de todo o País. Também discutiram-se métodos sobre como solucionar os problemas recorrentes em alguns estados, e todos foram unânimes em pedir que o atual presidente da Associação, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, seja reconduzido ao cargo ao término de seu atual mandato.


 
"O trabalho que o Arion tem feito, em aglutinar os registradores de todo o País, tem funcionado muito bem, por isso pedimos que você permaneça no cargo por mais um mandato", afirmou Calixto Wenzel, ex-presidente da Arpen/BR e atual presidente do Conselho Superior da entidade.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe seu comentário
 
 
178474

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 124.960.033
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Provimento nº 76 do CNJ altera a periodicidade do recolhimento de valores por interinos do serviço extrajudicial

LEIA MAIS