Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cases de sucesso entre cartórios e órgãos públicos são destaques no CONARCI

Publicado em: 13/09/2018
Foz do Iguaçu (PR) – Na primeira palestra técnica do Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI), que está sendo realizado no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, o tema em destaque foram os cases de sucesso da parceria entre os Cartórios de Registro Civil e os Departamentos de Trânsito (Detran) dos Estado do Rio Grande do Sul e do Paraná.


 
A mediação ficou à cargo do ex-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Calixto Wenzel, que abriu a palestra ressaltando os benefícios que os cidadãos do Rio Grande do Sul tiveram com o Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA). "Vale a pena ressaltar que acabamos de completar 20 anos da parceria entre o Registro Civil e o Detran do Estado, e é um modelo que deve servir de inspiração às demais unidades, pois os benefícios da ampliação destes serviços à população foram extremamente benéficos", afirmou Wenzel.


 
Em seguida, palavra foi dada ao diretor de identificação civil do Detran/RJ, Marcio Bahiense de Carvalho Lyra, que relatou a história da parceria entre os cartórios e o órgão, mencionando primeiramente o decreto estadual 22.930-A, que transferiu para o Detran a prestação de serviços referentes à Identificação Civil, em 1997. Já o relacionamento entre a Arpen/RJ e o Departamento iniciou-se em 2008. "Nosso relacionamento com os cartórios sempre foi muito bom, e todo este processo só foi benéfico para a sociedade", disse Lyra.


 
O diretor discorreu sobre os diversos serviços que então começaram a ser realizados conforme o tempo, como o Projeto Novo Cidadão, em 2014, que instalou postos de identificação civil nas maternidades fluminenses, a cooperação técnica entre Tribunal de Justiça, Detran e Arpen/RJ e o fornecimento do número de identidade aos recém-nascidos.


 
Lyra trouxe alguns números para exemplificar os resultados da parceria no Estado desde 2016: - 44.116 bebês; - 1.620 mães; - 940 pais; Mais de 290 mil números de RGs desde 2016; - 67 cartórios credenciados e 30 em operação.


 
Finalizando o evento, o diretor-geral do Detran/PR, Marcello Alvarenga Panizzi, citou a recente conversa com os cartórios de Registro Civil do Estado para que o serviço, que é desenvolvido no Rio Grande do Sul, também passe a funcionar no Paraná.


 
"As conversas foram muito produtivas, e estamos ansiosos para que a parceria comece de fato a funcionar, pois vimos que é uma parceria que dá certo, como aconteceu com o Rio Grande do Sul", declarou.


 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe seu comentário
 
 
752969

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 124.960.562
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Arpen-Brasil institui o Comitê Nacional da CRC em reunião com entidades estaduais

LEIA MAIS