Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen/SP realiza curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas em Votuporanga 

Publicado em: 24/09/2018
Votuporanga (SP) – A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou, no último sábado (22.09), na cidade de Votuporanga, interior do Estado de São Paulo, o curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas. Ministrada pelo consultor e gestor de pessoas em serviços extrajudiciais, Antônio Cé Neto, a aula tinha como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos presentes sobre o tema.

A abertura do encontro ficou por conta do diretor da regional Votuporanga da Arpen/SP, Ricardo Moraes Silva. “Fico muito feliz com a presença de todos. E é bastante importante estarmos aqui para aprendermos um pouquinho mais com quem sabe bastante da matéria, com um currículo e uma experiência tão grande quando a do doutor Antônio. Porque é sempre bom aprendermos ou reciclarmos nosso conhecimento e espero que tenhamos o máximo de aproveitamento desse curso”, afirmou.


Dando início a aula, o professor Antônio Cé Neto apontou as diferenças entre documentos públicos e particulares e quais podem ser autenticados ou não. “Entre os documentos que não podem ser autenticados estão os escritos a lápis. Evidentemente, um documento escrito a lápis pode ser apagado após o ato de identificação. Mas, até nesses casos, há exceções porque alguns documentos antigos eram inscritos a lápis, já que a esferográfica não é tão recente assim. Ela surgiu no século passado no nosso país. Até então, utilizava-se lápis para preenchimento de guias de pagamentos, ITBI, por exemplo. Então, nesses casos, pode ser feito”, explicou.

A autenticação de documentos eletrônicos, tais como, a nova carteira de motorista, o E-título e, futuramente, o Documento Nacional de Identificação (DNI), esteve entre as principais dúvidas dos presentes. O especialista mostrou o que fazer no caso da nova CNH.


“Para realizar a autenticação, vocês precisam primeiro se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ao fazer o cadastro, receberão uma senha, para que possam, no aplicativo de celular do Denatran, realizar a autenticação desse documento. E como você confirma esse documento? Por meio do aplicativo, você digita a senha, acessa essa CNH e encaminha para algum meio eletrônico, pode ser e-mail, para impressão e autenticação. É bem parecida com a autenticação em tela, a diferença é que o acesso é feito pelo celular. E veja que interessante, se a licença estiver vencida, o documento não vai aparecer”, explicou Antônio Cé Neto.   

Aprimoramento

A Arpen/SP realiza, ao longo de todo o ano, diversos cursos relacionados à atividade extrajudicial por todo o Estado de São Paulo, no intuito de levar aprimoramento aos registradores civis paulistanos.

Para o diretor regional de Votuporanga, Ricardo Moraes, cursos como o realizado no último sábado são essenciais para reciclagem dos oficiais. “É sempre bom, sempre importante trazer cursos para o interior. Nós somos uma das regionais mais afastadas e, no mínimo, estamos reciclando nossos conhecimentos, principalmente, com relação às novidades relacionadas a documentos e assinaturas digitais. E o doutor Antônio abordou o tema com grande maestria”, afirmou Moraes.

“Eu acho muito importante esse tipo de curso, especialmente agora que nós estamos tendo toda essa evolução digital com CNH e Título de Eleitor digital. Então, temos que nós manter atualizados. A aula ministrada pelo doutor Antônio teve várias colocações muito interessantes, e consegui tirar muitas dúvidas. E é muito bom ter esse tipo de assistência da Arpen/SP, ainda mais porque estamos em uma região distante, que não tem muito acesso a capital. Assim, ter esse tipo de curso é maravilhoso”, também comentou a titular do Cartório de Meridiano – Comarca de Fernandópolis (SP), Estela Luiza Carmona Teixeira.

Veja abaixo a lista dos cursos com inscrições abertas no momento:

Arpen/SP abre inscrições para Curso de Grafotécnica e Falsidade Documental na Capital no dia 06/.10

Arpen/SP abre inscrições para Curso de Apostilamento de documentos em Ribeirão Preto

Fonte: Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
577391

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.045.482
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Nova edição do ‘Boletim do IRIB em Revista’ está disponível 

LEIA MAIS