Notícias

27 de Setembro de 2018

Clipping – R7 - Itália mantém regras para concessão de cidadania

  1. Regras sobre direito sanguíneo não foram incluídas no chamado 'Decreto Salvini', que modifica diversos pontos das leis de refúgio e imigração italianas

  2. O governo da Itália manteve intactas as regras para concessão de cidadania a descendentes de italianos espalhados pelo mundo. Uma versão de decreto com restrições à concessão de cidadania italiana a descendentes "jus sanguinis" (por direito de sangue) chegou a circular pela imprensa italiana, mas o texto do chamado "Decreto Salvini" aprovado nesta segunda-feira (24) não incluiu estas modificações.

O texto aprovado pelo governo italiano revisa regras para concessão de refúgio, retirando da legislação o conceito de "proteção humanitária", e endurece o tratamento a imigrantes.

Uma suposta versão do texto divulgada por uma agência local dizia que apenas descendentes de até segundo grau poderiam obter a cidadania, mas a medida não está no documento final.

A decisão confirma o que havia sido anunciado pela Liga, partido do ministro do Interior, Matteo Salvini, um dos principais representantes das políticas anti-imigração na Itália.

No Brasil, cerca de 112 mil famílias já aguardam na fila da concessão da dupla cidadania.

De acordo com a Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros poderiam solicitar a cidadania italiana.

Assine nossa newsletter