Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IBDFAM - II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste vai debater a evolução do conceito de família

Publicado em: 11/10/2018
Com o tema “A parentalidade na contemporaneidade”, o II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento reunirá advogados, juízes, desembargadores, promotores, psicólogos, estudantes e renomados nomes do IBDFAM. As inscrições estão abertas no site do Conselho da Justiça Federal e são gratuitas. Participe!

De acordo com a advogada Marlene Moreira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) seção Goiás e membro da coordenação científica do evento, o congresso enfrentará e discutirá o tema parentalidade em aspectos dos mais diversos, notadamente a socioafetiva e a multiparentalidade.

“O fato é que o Direito precisa acompanhar as rápidas mudanças que a sociedade dita no campo das pessoas e famílias. A evolução do conceito de família, ante a flexibilidade do dia a dia, exige a formulação de regras para os temas famílias biológicas e famílias socioafetivas, que se formam por vínculo afetivo, independentemente de sua composição. Aspiramos então que saiamos desse congresso com ideias cristalizadas, visando sobre o bem-estar da criança”, afirma.

Sobre o evento, a advogada ressalta que a comunidade jurídica e outros setores do saber, como advogados, juízes, promotores e psicólogos, certamente terão oportunidade de acrescer aos seus conhecimentos novos conceitos, estes formulados a partir de situações concretas e pesquisas em situações enfrentadas na convivência familiar.

“Os participantes terão a oportunidade de concordar ou refutar as exposições, certamente antagônicas, sobre um mesmo tema. É então a partir desse confronto de ideias, que ali serão apresentadas, que se extrairá o que existe de melhor para subsidiar a temática”, diz.
O II Congresso do IBDFAM Centro-Oeste vai explorar assuntos dentro do contexto “A Parentalidade na contemporaneidade”, nos quais serão abordados temas ligados à família, hoje nas diversas formas apresentadas. “O enfoque não deixará de abordar a parentalidade biológica, socioafetiva e adoção, isto no campo da eficácia e das habilidades, que são sempre temas tratados em relação à situação que se apresentam na realidade diária”, finaliza Marlene Moreira.

Contribuições do IBDFAM seção Goiás

O IBDFAM seção Goiás contribuirá para a realização do evento de diversas formas, como destaca Marlene Moreira, presidente estadual do instituto.

Além do apoio logístico, a advogada salienta que importantes nomes do IBDFAM-Goiás contribuirão com suas exposições no evento, tais como Maria Luiza Póvoa, advogada e magistrada aposentada da área de família, presidente nacional da Comissão da Pessoa Idosa; Sirlei Martins da Costa, magistrada da Vara de Família de Goiânia; Aline Vieira Tomas, magistrada da Vara de Família de Anápolis-GO, e ainda grandes profissionais da Psicologia, tais como: Analice de Sousa Arruda Vinhal De Carvalho, Handersenn Shouzo Abe e Fabíola Sperandio.

Fonte: IBDFAM
Deixe seu comentário
 
 
249819

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 124.380.844
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

CNJ: Certidões gratuitas para o cidadão: direito constitucional

LEIA MAIS