Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping - Pira Digital - Piracicaba registra 14 casamentos homoafetivos em nove meses

Publicado em: 05/10/2018
Juntas há sete anos, Ana Carolina Brunelli e Amanda Vinhas oficializaram a união.

“Para nós, o casamento representa uma conquista nossa e de todos os casais homoafetivos”, afirma a jornalista Ana Carolina Brunelli que, em agosto deste ano, oficializou a união com a compradora de área de suprimentos Amanda Vinhas. Juntas há sete anos e seis meses, a celebração integra os 14 casamentos homoafetivos registrados em Piracicaba (SP) nos nove primeiros meses do ano, de acordo com dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen).

O número é 12,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram celebrados 16 contratos de união estável entre pessoas do mesmo sexo. O ano de 2017 foi o que mais teve os eventos desde 2013, foram 22 no total.

O matrimônio ou união entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido em maio de 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário estabeleceu que os cartórios do país fossem proibidos de se recusarem a celebrar  uniões de casais do mesmo sexo. Seis anos após a implementação da resolução, 90 casamentos aconteceram na cidade.

“Mais um passo”

Ana Carolina Brunelli e Amanda Vinhas acreditam que o casamento é uma conquista de todos os casais homoafetivos, já que o preconceito ainda é recorrente no país. “Por enquanto foi apenas no papel, mas pra nós significa muito, pois passamos por várias dificuldades e hoje vemos que tudo valeu a pena. Estamos juntas e casar foi mais um passo importante e especial nas nossas vidas”, conta.

Ainda segundo ela, a decisão pelo casamento se deu por estarem há bastante tempo juntas e acreditarem que precisavam dar esse passo a mais. Elas ainda desejam fazer alguma atividade para festejar e comemorar com família e amigos. Na ocasião, apenas as duas compareceram ao cartório por não precisar de testemunhas.

A experiência, segundo a jornalista, foi bastante tranquila. Após entrarem em contato com o 1º Cartório de Notas e enviar os documentos necessários, elas compareceram até o local para assinar o documento de união estável.

Futuro

Amanda e Ana Carolina se conheceram em 2011 e começaram a namorar. Juntas, elas descobriram diversas afinidades, como a vontade de viajar e conhecer o mundo.

“Planejamos, em breve, nos mudar para nosso apartamento. E num futuro um pouco mais distante, daremos entrada no processo de cidadania portuguesa, para realizarmos um de nossos objetivos: viver na Europa. Pois desejamos continuar cada vez mais explorando o mundo, conhecendo lugares novos e repetindo os destinos que tanto amamos conhecer”, planeja.

Fonte: Pira Digital
Deixe seu comentário
 
 
993011

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 125.474.672
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Processo Administrativo - Tabelionato de Notas - J.D.V.R.P. - M.B.M.T.T.N.C. e outro

LEIA MAIS