Notícias

13 de Novembro de 2018

Representantes do Poder Judiciário debatem a atividade extrajudicial no Brasil no XX Congresso da Anoreg/BR

São Paulo (SP) – Contando com a presença do juiz da Corregedoria Nacional de Justiça, Jorsenildo Dourado do Nascimento; do juiz da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), José Marcelo Tossi; do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG), Marcelo Guimarães; da juíza corregedora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), Fátima Soares; e do corregedor geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE), desembargador Fernando Cerqueira, também presidente do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça do Brasil; a segunda palestra do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro desta terça-feira (13.11) teve como tema A Atividade Extrajudicial no BrasilClique aqui e veja todas as fotos da palestra.  



Como mediador da mesa, o desembargador Fernando Cerqueira abriu os debates destacando a palestra ministrada pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire, na abertura do evento na noite de segunda-feira (12.11). Segundo Cerqueira, o Judiciário não tem apenas o poder de fiscalização das serventias extrajudiciais, mas também de garantir a respeitabilidade do sistema em que notários e registradores atuam.

“Assisti a palestra do doutor Claudio Marçal e fiquei bastante impressionado com todos os pontos levantados por ele; que são exatamente aqueles que tenho o maior cuidado de obedecer. Porque o Poder Judiciário não tem apenas o dever da fiscalização, mas sobretudo, o dever de garantir a respeitabilidade do sistema em que os notários e registradores atuam. Ou seja, garantir essa respeitabilidade é também não deixar o Judiciário extrapolar o que a Constituição e a Lei Federal regem em relação a essa atividade”, afirmou.  


Na sequência, o juiz da Corregedoria Nacional de Justiça Jorsenildo Dourado do Nascimento começou sua apresentação criticando o não cumprimento do §3 do artigo 236 da Constituição, que determina que ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos.



“Um dos princípios da Constituição que continuam sendo ignorado pelos Tribunais Estaduais é o da democratização do ingresso na atividade extrajudicial. A Constituição é categórica ao estabelecer esse procedimento por meio de concurso público, e não podem serventias estarem vagas por mais de seis meses. Essa norma existe desde 1988 e, infelizmente, nós na Corregedoria continuamos a identificar diversos casos, diversas serventias vagas que estão ocupadas por interinos que se perpetuam de maneira absolutamente errônea e em total prejuízo a prestação do serviço público”, afirmou.  

O representante do CNJ também fez uma breve explanação sobre as últimas normativas publicadas pela Corregedoria no âmbito dos serviços extrajudiciais no País. Para Nascimento, o Provimento nº 74 – que dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança e foi publicado ainda na gestão do ministro João Otávio Noronha – é um dos mais importantes já editados pela Corregedoria Nacional na medida em que é impossível conceber a atividade humana sem o uso da tecnologia.

“A atividade de notários e registradores visa primordialmente garantir segurança jurídica nas relações humanas e comerciais. Essa segurança jurídica só vai ser alcançada se tivermos o mínimo de segurança com relação ao armazenamento dos dados que vocês lidam diariamente”, afirmou.

Já com relação ao Provimento nº 76, que altera a periodicidade do recolhimento do valor da renda líquida excedente, Nascimento afirmou que a normativa visava uniformizar o recolhimento desses valores, acabando assim com as distorções regionais. “Eu sou do Estado do Amazonas, e a realidade lá é absolutamente destoante de outros Estados”, afirmou. “Já o Provimento nº 78, que dispõe sobre a compatibilidade da atividade notarial e de registro com o exercício simultâneo de mandato eletivo, foi uma medida relacionada a algumas decisões de tribunais. Notários e registradores não podem ser punidos por exercer um direito político previsto na Constituição”, completou.
Para concluir sua fala, o juiz da Corregedoria Nacional de Justiça falou sobre o Provimento nº 77, que dispõe sobre a designação de responsável interino pelo expediente. Segundo ele, a Corregedoria publicou a normativa para reiterar que texto constitucional deve ser cumprido integralmente. “O texto da Constituição existe há 30 anos. Já é tempo suficiente para que todas as serventias já estivessem providas com titulares concursados”, concluiu Nascimento.

A importância dos concursos públicos também foi destaque na apresentação do juiz da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Marcelo Tossi. Segundo ele, os concursos têm um papel importante para que os cartórios sejam reconhecidos pela prestação de serviço com qualidade. “A qualificação do trabalho de notários e registradores se dá por diversos processos, mas também pela forma como se ingressa na área, que é por meio do concurso público. E é preciso ter uma unificação da qualidade dos serviços prestados. Os processos de qualificação dos titulares por meio do concurso aliado a capacitação desses profissionais, sem dúvida é uma forma de adquirir a qualidade que se espera dentro dos cartórios”, defendeu.

Boas Práticas

Já a juíza corregedora do TJ/RN Fátima Soares aproveitou a palestra “A Atividade Extrajudicial no Brasil” para apresentar o projeto desenvolvido pelo Tribunal local de encontros anuais entre a Corregedoria e os cartórios extrajudiciais. Direcionado para magistrados, cartorários e servidores da Corregedoria; os encontros têm como principal intuito estreitar os vínculos entre a Corregedoria e a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Norte (Anoreg/RN) e tornar a prestação dos serviços cartorários mais eficientes.



“Nosso intuito com esses encontros é aproximar as atividades, realizar uma troca de experiências, desmistificando as noções de preconceitos de hierarquias, facilitando os canais de comunicações entre as mesmas. Além disso, também queremos aumentar a segurança e eficácia dos serviços extrajudiciais, fazendo com que eles sejam realizados com informações fidedignas, isto é, com consonância com a realidade registral”, explicou Fátima.

Fechando a mesa, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG), Marcelo Guimarães destacou que os cartórios tem uma excelente avaliação por parte da população e são vistos como um ponto estratégico dentro do Poder Judiciário.



“O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ/MG) enxerga a atividade de notários e registradores como uma questão estratégica. A instituição cartórios está muito bem avaliada nas pesquisas de opinião pública em comparação com as outras instituições brasileiras. E não há dúvida nenhuma que essa avaliação positiva parte do esforço individual e coletivo de notários e registradores, e das associações que os representam. Mas também não podemos deixar de lado, que os serviços cartorários têm o respaldo do Poder Judiciário para poderem desenvolver essas atividades de uma maneira cada vez mais eficiente e proveitosa para a população. E o Poder Judiciário se sente honrado de participar dessa avaliação positiva. Mas na questão judiciária, nós ainda não somos bem avaliados. Estamos caminhando para mudar esse cenário”, afirmou ele.

Assine nossa newsletter