Notícias

29 de Outubro de 2018

Curso de Autenticação e Reconhecimento de firmas leva mais de 70 pessoas a Campinas

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou no Hotel Nacional Inn, em Campinas, neste sábado (27.10), o curso “Autenticação e Reconhecimento de Firmas - Materialização e Desmaterialização de Documentos”. O treinamento foi dirigido a 71 funcionários de cartórios da região, entre registradores, escreventes e auxiliares e ministrado pelo consultor e gestor de pessoas em Serviços Extrajudiciais, Antônio Cé Neto. Clique aqui e veja as fotos do evento.

Antes do início do curso, o diretor da regional de Campinas, o oficial de Registro Civil de Campo Limpo Paulista, Fernando Sartori, agradeceu a presença de todos. “Fico feliz por encontrar pessoas dos cartórios de toda a região aqui presentes, pois esta é uma excelente oportunidade para se inteirar dos princípios que norteiam a rotina do cartório, e nada melhor que um palestrante com 40 anos de experiência na área para se atualizar sobre o tema”, ressaltou.

Formado em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), especialista em gestão de pessoas e com 38 anos de experiência em cartórios, Cé Neto destacou a importância dos cursos de capacitação técnica, esclareceu dúvidas e deu dicas para que o serviço do dia a dia se torne cada vez melhor e mais eficiente.

“O enfoque do nosso curso, além do reconhecimento de firma é também em todas as modalidades da autenticação notarial utilizada para fazer prova em juízo das cópias de documentos hospedados em sites de órgãos públicos através da matéria - além de também falarmos sobre o apostilamento de Haia, que é a autenticação de um documento para uso no exterior confirmando a sua origem e a sua autoria”, afirmou.

O curso realizado em Campinas tratou ainda sobre assuntos que precisam de uma orientação mais detalhada, como a materialização de documentos e a autenticação de cópias de documentos existentes na mídia eletrônica, além do apostilamento de documentos, realizado desde agosto de 2016 nos cartórios de São Paulo.

O consultor destacou que o mais importante para o sucesso de uma serventia é investir em Recursos Humanos. “Para uma prestação de serviço plenamente satisfatória é preciso um bom atendimento. Não basta a modernização das instalações e o uso de equipamentos de primeira linha, pois a matéria-prima da atividade são os recursos humanos, são as pessoas, e estas devem receber toda a dedicação, atenção e capacitação na área técnica, sendo imperativa a atualização constante dos escreventes e auxiliares à luz das normas de serviços e decisões de caráter normativo”, ressaltou.

Confira os temas do curso do último sábado: Documento Público e Particular, Documento Material e Eletrônico, A Prática Diária e a Aplicação das Normas de Serviço, Materialização e Desmaterialização de Documentos, Reconhecimento de Firmas, Termo de Comparecimento - Orientações nas Transferências de Automóveis e Envio à Sefaz e o Processo de Identificação na Abertura de Firma.

Assine nossa newsletter