Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – Ache Concursos - Concurso para Cartórios: veja como ocorrem as seleções 

Publicado em: 06/12/2018
Seguidamente a gente publica aqui no Ache Concursos notícias sobre a abertura e realização de concursos para atuação em Cartórios. Mas afinal, você sabe o que é isso? Para a maior parte das pessoas, a divisão de cargos dentro do sistema judiciário pode ser um pouco confusa, porque ela é mesmo bastante complexa, mas abaixo nós vamos te ajudar a entender que concurso é esse e quais são os cargos e atribuições relacionados a ele.
  1. Então, o que é um concurso para Cartório?

Basicamente, é um concurso que busca selecionar servidores para atuarem junto aos Cartórios das diversas comarcas de um órgão do judiciário brasileiro. Esses concursos costumam dar aos candidatos aprovados as delegações de notas e de registro desses cartórios. São, portanto, duas as funções que podem ser exercidas: a de Notário e a de Registrador. Existe uma lei, a 8.935 de 1994, que regulamenta essas atividades.
Segundo ela, os titulares de serviços notariais e de registro são os tabeliães de notas, tabeliães e oficiais de registro de contratos marítimos, tabeliães de protesto de títulos, oficiais de registro de imóveis, oficiais de registro de títulos e documentos e civis das pessoas jurídicas, oficiais de registro civis das pessoas naturais e de interdições e tutelas, além dos oficiais de registro de distribuição. Os serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Notários
Ainda de acordo com essa lei, é de competência dos notários:
I - formalizar juridicamente a vontade das partes;
II - intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo;
III - autenticar fatos.
  1.  
  2. OFICIAIS DE REGISTROS

Aos Oficiais de Registro, por sua vez, compete a prática dos atos relacionados na legislação pertinente aos registros públicos. Aos oficiais de registro de distribuição, particularmente, cabe também a tarefa de proceder à distribuição equitativa pelos serviços da mesma natureza, registrando os atos praticados; efetuar as averbações e os cancelamentos de sua competência; e ainda expedir certidões de atos e documentos que constem de seus registros e papéis.
  1.  
  2. INGRESSO NA ATIVIDADE

Para ingressar na atividade notarial e de registro, são necessário alguns requisitos. O diploma de Bacharelado em Direito é um deles, assim como a habilitação em concurso público, a nacionalidade brasileira, a quitação com as obrigações eleitorais e a comprovação de boa conduta.
Quando um concurso público abre vagas, normalmente há duas formas de participação no certame: por provimento de cargos ou por remoção. De acordo com a já citada lei, as vagas devem ser preenchidas, alternadamente, em duas terças partes por concurso público de prova de títulos e uma terça parte por remoção, mediante concurso de títulos. No concurso de remoção, só podem participar titulares que exerçam a atividade por mais de dois anos.
  1. CONCURSOS

As provas dos concursos para seleção de servidores notários e oficiais de registros, normalmente tem as seguintes etapas: prova objetiva, prova escrita, prova oral e análise de titulação. Esse é o caso, por exemplo, do edital de concurso do Tribunal de Justiça do Paraná, publicado em 2018, e cuja prova objetiva está marcada para o dia 17 de fevereiro - Veja o edital.
Além do concurso do TJ-PR, cujas inscrições já encerraram, outro concurso nessa mesma área que pode sair em breve é o do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que já contratou o Cebraspe para coordenação. Aos interessados, vale a pena ficar de olho aqui no Ache Concursos para estar sempre por dentro das novidades!
 

Deixe seu comentário
 
 
497765

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 125.499.880
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Artigo - Alteração de Nome e Gênero no Registro Civil – Por Bruno José Zenni

LEIA MAIS