Notícias

24 de Janeiro de 2019

Registro Civil de Tarumã e UNESP firmam parceria para resgatar história de descendentes alemães na região

Projeto “Narrativa de Imigrantes” visa a produção de materiais feitos pelos descendentes de alemães

O Cartório de Registro Civil de Tarumã, que fica na região sudoeste do Estado de São Paulo, firmou uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis para estabelecer o projeto “Narrativas de Imigrantes”, que visa resgatar a história dos alemães que imigraram para a região no século XIX.

A universidade, por meio da disciplina de Letras, irá identificar famílias e ouvir suas histórias para publicar um livro. Porém, para isso, precisará fazer uma busca dos primeiros registros de alemães na região. E é aí que o cartório de Registro Civil entra, ao abrir as portas e os livros para consulta dos pesquisadores.



A oficial de Registro Civil, Makelly Toral de Souza Barreiros, se diz honrada em fazer parte deste levantamento histórico. “Participar deste projeto é uma honra para mim, porque ele resgatará a importante história dos alemães na região e manterá suas tradições sociais e culturais de forma permanente para as próximas gerações. Por isso, não pensei duas vezes em abrir os livros da serventia para consulta”, declarou
 

Assine nossa newsletter