Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Diretor para Assuntos Internacionais da Arpen/SP palestra para juízes corregedores no RN

Publicado em: 18/12/2018
O diretor para Assuntos Internacionais da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Marcelo Tiziani, ministrou uma palestra sobre a “Teoria Geral do Registro Civil das Pessoas Naturais”, na última segunda-feira (17), para um público de juízes corregedores na Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (CGJ/RN).



Durante o evento, Tiziani explicou que, atualmente, na graduação dos cursos de Direito não se costuma estudar a atividade notarial e registral de uma forma geral. “Com o estudo do Direito notarial e registral, principalmente agora o Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN), a ideia é trazer instrumentos para que os magistrados possam no seu dia a dia ajudar na atividade, solucionando inúmeros problemas”, explicou o registrador.

O diretor da Arpen/SP destacou ainda que a capilaridade do RCPN dá importância à atividade porque “onde há uma população, existe um cartório”. Para Tiziani, muitas localidades brasileiras acabam vendo as serventias como “o único ponto de contato” com o serviço público, já que várias delas sequer têm outros serviços, como delegacias ou postos de saúde.



“A pessoa vai procurar solucionar inúmeros problemas através do cartório. Até mesmo, às vezes, o problema de conta de água que ficou em atraso. Então, a importância do cartório de RCPN é nesse sentido”, disse aos juízes corregedores.



“A ideia da palestra foi levar instrumentos básicos de solução de questões. Estamos acostumados a estudar o Registro Civil de Pessoas Naturais através de suas regras, que muitas vezes não trazem a solução para problemas do dia a dia. Temos que buscar na Teoria Geral essas soluções. A ideia é, além da teoria em abstrato, ajudá-los a solucionar os problemas do cotidiano”, concluiu o especialista em Direito Notarial.

Fonte: Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
434612

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 141.745.547
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil - Registro Civil das Pessoas Naturais - Sergio Luiz Reis Salvador - - Rebeca Mastroiene Salvador -

LEIA MAIS