Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – Conjur - Evento discute aplicação da tecnologia Blockchain nos próximos anos

Publicado em: 11/02/2019
Pesquisar políticas de governança para a administração pública num mundo globalizado e interconectado. Esse é o intuito do projeto Governance 4.0, idealizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) junto a diversas instituições de ensino. As discussões são feitas por webinar, uma espécie de videoconferência em forma de seminário realizado pela internet.

A discussão desta segunda-feira (11/), às 10h no Brasil e 12h em Lisboa, será sobre a tecnologia Blockchain. Este é o segundo encontro que faz parte do projeto. A abertura  será feita pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal com exposição do professor Marcos Nóbrega (UFPE), seguida de um debate aberto online, com moderação de José Roberto Afonso (IDP/FGV).

A gravação do primeiro webinar, que contou com o debate com o professor Gilson Schwartz sobre "Economia da informação à sociedade do conhecimento", já pode ser vista aqui.

Tecnologia Financeira

Se as altas cotações do bitcoin já chamam a atenção, a tecnologia blockchainque sustenta esta e outras criptomoedas atrai o interesse de grandes bancos, empresas e governos. Alguns bancos brasileiros têm estudado como podem usar a tecnologia blockchain para integrar alguns serviços financeiros.

blockchain é uma espécie livro contábil que registra vários tipos de transações e possui seus registros espalhados por vários computadores. É um conjunto de regras que fazem a moeda funcionar. É ela que determina, por exemplo, quantas transações são necessárias para encher um bloco.

Na prática, qualquer transação feita pela blockchain só pode ser validada quando todo um “bloco” é preenchido com transações. Assim, garante que cada moeda chegue ao destino certo e uma moeda não seja usada mais de uma vez;

Governance 4.0

A iniciativado IDP  escolheu a governança como tema-chave para orientar as reflexões que enquadram criticamente as mudanças institucionais frente às exigências da nova onda de globalização.

Assim, pretende-se estudar e contribuir para a formação de um ambiente institucional inteligente e flexível de modo que as instituições e políticas públicas se ajustem e deem resposta às mudanças descritas.

O projeto tem objetivos específicos que pretendem ser alcançados em investigações autônomas, mas interligadas pelo interesse de investigar o futuro e o papel da legislação frente aos avanços tecnológicos. Em termos organizacionais, cada projeto será liderado por dois responsáveis, um investigador português e outro brasileiro.

Clique aqui para ler mais sobre a Governance 4.0.

Fonte: ConJur
Deixe seu comentário
 
 
397170

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 126.680.954
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

MDH - CNDH pede revisão de Decreto que altera Lei de Acesso à Informação

LEIA MAIS