Notícias

15 de Fevereiro de 2019

 Deputado ítalo-brasileiro visita RC de Ribeirão Preto e defende direito à cidadania italiana

Principal demanda a ser defendida é manutenção da regra jus sanguinis

Na tarde da última quinta-feira (14), o cartório do 1º subdistrito de Ribeirão Preto recebeu Luis Roberto Lorenzato, empresário ítalo-brasileiro que foi eleito para a Câmara dos Deputados no Itália, pela Liga Norte.

Segundo o deputado, o motivo da visita foi uma forma de ressaltar a importância do Cartório de Registro Civil na preservação da história dos imigrantes. “Este cartório é muito emblemático para mim, porque foi aqui que comecei a pesquisar a história da minha família, ainda na década de 1990 – além de ter sido aqui que meu avô se casou”, contou o parlamentar, que foi empossado no dia 23 de março de 2018.



O empresário, que nasceu na cidade e foi eleito com 11.106 votos, explica que decidiu se candidatar porque teme uma mudança na legislação referente à concessão da cidadania italiana. Atualmente, prevalece a “lei de sangue” (jus sanguinis), em que qualquer descendente de italiano pode requisitar o direito.

No fim do ano passado, a Câmara aprovou uma lei que concede a cidadania apenas para filhos e netos de italianos legítimos, mas o texto acabou sendo derrubado pelo Senado posteriormente. “Enquanto eu estiver lá, podem contar comigo para esta lei não passar. Estou aqui para defender o ponto de vista em favor dos cartórios e da população”, afirmou.

De acordo com o oficial do cartório, Oscar Paes de Almeida Filho, ter o apoio do parlamentar é fundamental para a região, pois segundo estudo realizado pela Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto, 52% da população local, por volta dos anos 1900, era composta por imigrantes italianos. “Os cartórios da região recebem muitos pedidos de apostilamento de documentos para a retirada da cidadania italiana. Então, ter alguém que represente a causa é algo importante”, declarou.


Para assistir a entrevista completa que o deputado concedeu ao oficial substituto da serventia, Nivaldo Godoy de Andrade, clique aqui.

Assine nossa newsletter