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21 de Fevereiro de 2019

Primeira reunião de diretoria da Arpen/BR de 2019 define metas para o ano

Entre os assuntos abordados, o Provimento nº 74 e a nova data do CONARCI 2019 foram destaques

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) reuniu-se nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, e definiu diretrizes em diferentes vertentes, como interna, técnica, política, comunicação e responsabilidade social.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Arpen/RJ, Alan do Nascimento Oliveira, que afirmou estar honrado em ser anfitrião da primeira reunião anual da entidade nacional. Na sequência, o atual presidente da Associação nacional, Arion Toledo Cavalheiro Junior, lembrou a importância de eventos como este, onde representantes de registradores civis de todo o País estiveram presentes.

“São oito mil colegas que dependem do nosso trabalho, de todo o carinho e dedicação que colocamos aqui, então é fundamental que façamos o nosso melhor”, disse o presidente, que encerrou sua fala com um complemento ao jargão que foi base para a primeira gestão. “Mais do que estarmos juntos, é estarmos unidos. Assim, digo que juntos somos fortes, e unidos seremos imbatíveis”, completou.


 
O primeiro tema a ser debatido no encontro foi o Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci), que este ano será realizado em Bonito (MS). Por questões de calendário, a diretoria entrou em comum acordo de que o próximo Conarci será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro, no mesmo local, o Hotel Zagaia.

Em seguida, a diretora nacional para assuntos de responsabilidade social, Márcia Rosália Schwarzer, expôs a ideia de criar um selo responsabilidade social, com o objetivo de desenvolver uma cartilha com orientações de como os cartórios podem proceder para tal, sempre tendo como vertente a solidariedade e o meio ambiente.


 
O assunto que teve destaque na reunião foi o de como atender, com sustentabilidade, o Provimento nº 74 da Corregedoria Nacional de Justiça, que determina padrões técnicos mínimos de tecnologia para as serventias extrajudiciais no País, uma vez que, conforme abordado pelos oficiais, muitos cartórios não têm estrutura física para isso.

Oliveira destacou o trabalho que tem feito para mostrar às autoridades a realidade de muitos registros civis deficitários. Já 2º vice-presidente da Arpen/BR e coordenador da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), Luis Carlos Vendramin Junior, falou sobre a importância da Central para auxiliar no cumprimento do Provimento, devido a sua capacidade de armazenar todo o acervo em nuvem. Também foi abordada a nova ferramenta da CRC para fazer auditoria do CPF para detectar fraudes. A tecnologia permite a comparação do número usado com a certidão de nascimento.

Na sequência, a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Santa Catarina e 2ª secretária da Arpen/BR, Liane Alves Rodrigues, falou sobre a Lei no Estado que obriga os cartórios a emitirem certidão em braile e sobre seu impacto financeiro na serventia.

Sendo assim, a Arpen/BR se colocou à disposição para adquirir uma impressora em braile, receber o documento do cartório, imprimir em Braile e mandar direto para o endereço da pessoa beneficiada.


 
Em outro ponto debatido na reunião e, a fim de aprimorar a comunicação da Associação com seu público, o diretor nacional para assuntos de comunicação, Everson Luis Matoso, ficará encarregado de filtrar os conteúdos publicados pela Arpen.

O assessor especial da Presidência e presidente da Arpen/MA, Devanir Garcia, disse que está intermediando a criação de seccionais da Arpen em Estados que ainda não possuem, e citou a importância do trabalho realizado em 2018, quando a entidade nacional promoveu seminários locais para reunir os profissionais da classe, mostrando um exemplo. “Ouvi depoimento do Walber (Presidente da Arpen/AP), e ele me disse sobre como melhorou o ânimo dos registradores do Estado apenas com a realização do Seminário do ano passado” contou.


Ao fim da reunião, o diretor nacional para assuntos de qualidade, Mateus Afonso Vido da Silva, e o diretor nacional para assuntos políticos, Ademar Custódio, falaram sobre seus projetos. O primeiro dissertou sobre a certificação de qualidade para os cartórios, por meio de visitas técnicas, bem como a criação de diretorias regionais, para acompanhar o trabalho dos registradores mais de perto, e o segundo, responsável pela parte de encaminhamento política, contou sobre os desafios do trabalho de conversação com os parlamentares.

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